Tratamento para TDAH
Respirar pela boca. Um distúrbio que atinge 62% das crianças em idade escolar e responsável por desequilibrar funções da boca e nariz, alterando, inclusive, a aprendizagem escolar. Isso acontece porque quando o ar que respiramos entra de maneira errada pela boca e pouco pelo nariz, o cérebro, cuja atividade é equilibrada pelo oxigênio inalado, entra em desequilíbrio afetando a formação correta dos estímulos neurais, levando bebês, crianças e adultos a sofrerem sérias consequências como dificuldades de aprendizagem, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), hipertensão, diabetes tipo II, infarto do miocárdio e doenças da boca como cárie, gengivites, hábitos ocasionados por falta de saliva que é, sem dúvida, a parte mais importante da boca, pois é com ela que se processa a defesa imunológica.

Para entender melhor qual a relação entre as funções da boca e nariz e o TDAH, confira a entrevista com o odontopediatra Dr. Antônio Tavares Bueno Júnior, Esp., MD e PH.D. Há mais de 40 anos ele cuida de crianças com estes distúrbios, recuperando também adolescentes e adultos desta alteração funcional cerebral, com muito sucesso, sem medicamentos.

O que é o TDAH e o que ele tem a ver com as funções da boca e do nariz?

É uma deficiência cerebral provocada por distúrbio neuro/metabólico/genético, normalmente tratada somente com medicamentos (ritalina). Isso acontece por deficiência das funções do nariz e da boca, pois a falta de oxigenação das células cerebrais interferem no processo metabólico e nunca genético. Células cerebrais com menos oxigênio levam a distúrbios neurais e de comportamento como também na aprendizagem escolar, sem falar em outros inúmeros sintomas que são meras consequências da falta de oxigênio no cérebro enumeradas por psiquiatras, neurologistas e psicólogos. Portanto, os diagnósticos até hoje aceitos não levaram em conta que a baixa oxigenação cerebral é um fator fundamental para que os neurônios exerçam suas funções corretas. A hiperatividade, o esquecimento, alterações no sono e na aprendizagem em qualquer idade são fatores apresentados por indivíduos que tenham hábitos orais e respiratórios “deletérios” causados por amamentação incorreta, aleitamento materno em posição errada do bebê ou alterações nos estímulos respiratórios, amamentação e deglutição, instintos esses genéticos. Concluindo, TDAH é uma alteração nos estímulos neurais por falta de oxigênio nas células cerebrais.

Como, então, cuidamos do cérebro?

Respiramos pelo nariz e soltamos pela boca, um erro básico e seríssimo no que se refere à oxigenação cerebral. O nariz tem que inspirar e expirar o oxigênio, isto é, uma função básica do nariz que se completa com a filtração, aquecimento ou resfriamento e umidificação do ar inalado. Quando o ar que entra pela boca não é filtrado, aquecido e umedecido, então as consequências são as doenças como amigdalites, faringites, mucosa estomacal alterada com possibilidade de dor, alergias respiratórias e outras doenças digestivas e respiratórias. Todas têm de ser tratadas com medicamentos, mas se simplesmente trabalharmos para o nariz e a boca funcionarem apresentaremos uma situação com menos doenças. Para cuidarmos do cérebro, então, precisamos simplesmente respirar pausadamente e expirar pausadamente várias vezes ao dia, antes de dormirmos e ao acordarmos. Cérebro não é músculo, não necessita de atividade física, e sim de estímulos neurais, oxigênio e CO2 para uma ótima qualidade de vida.

*O Sistema Trainer (aparelhos de silicone) é uma tecnologia australiana desenvolvida pelo Dr. Chris Farrel usada em mais de 100 países há mais de 20 anos para correção das disfunções da boca e nariz, bem como alinhamento dos dentes.

Por que meu filho não aprende na escola?

Sem dúvida é porque ele não tem uma oxigenação cerebral correta. Este é nosso trabalho, boca e nariz funcionando, por meio do *Sistema Trainer, uma tecnologia em aparelhos ortodônticos, que têm revolucionado o tratamento das disfunções da boca, bem como o alinhamento dos dentes. Depois de 40 anos de estudos em odontologia e neurociência, nas especialidades ortopedia funcional dos maxilares e odontopediatria dirigida à aprendizagem escolar, não tenho dúvida de que boca e nariz sejam fatores importantíssimos para uma vida escolar saudável. Nunca retire seu dente, pois ele fará falta para um bom desempenho nas funções da boca e do seu cérebro. Um bom tratamento odontológico passa pelas corretas funções da boca e do nariz, além do tratamento dental tradicional para uma boa qualidade de vida.