Os primeiros dentinhos do bebê
Mal começam apontar os primeiros dentinhos do bebê e o “evento” se torna um acontecimento que precisa ser comunicado a toda a família. É uma fase realmente muito charmosa, mas cheia de dúvidas. De acordo com a odontopediatra Dra. Lúcia Baumotte e a ortodontista Dra. Renata Kazumi, a erupção dos primeiros dentes geralmente ocorre entre os 6 e os 14 meses de vida [confira quadro].

Publicidade

Alterações de comportamento, irritabilidade, choro e febre são sinais que os pais geralmente associam à erupção dentária. “No entanto, se considerarmos que a erupção dentária é um processo gradual que está sempre ocorrendo, entre os seis e os trinta meses, é pouco provável que estes sinais estejam relacionados à erupção dentária.” As dentistas também afirmam ser controversa a existência de dor associada à erupção. “Os dentes não ‘rasgam’ a gengiva e o processo ocorre de forma gradual. Assim, tenha a certeza de que um dente está em erupção se a gengiva estiver avermelhada e inchada. Caso haja outros sintomas, como febre, náuseas e diarreia, é interessante avaliar com o pediatra outras possibilidades”, observam.

A orientação da Dra. Lúcia e Dra. Renata é evitar o uso de medicamentos para “aliviar” a erupção dentária. Estes, segundo elas, geralmente são anestésicos que se apresentam na forma de pomadas, sendo mais fácil ocorrer superdosagem com efeitos colaterais indesejáveis. “O melhor é o uso de um mordedor gelado e a manutenção da limpeza da região.”

O aparecimento dos dentes de leite é um lembrete para que seja realizada a primeira consulta odontológica, se o bebê ainda não tiver sido avaliado por um odontopediatra. “Os dentes de leite terão funções importantes até os 10,12 anos de idade, como mastigação, fala, autoestima e guia de erupção para os dentes permanentes. Cuidados preventivos e simples permitirão a integridade dos dentes de leite, até a troca pelos permanentes.”

 

Erupção dos dentes no bebê

 

Incisivo Central

8 meses

6 meses

Incisivo Lateral

10 meses

9 meses

Canino

20 meses

18 meses

Primeiro Molar

16 meses

16 meses

Segundo Molar

24 meses

22 meses