Quais são os primeiros cuidados com a saúde bucal do bebê?
Tudo começa pela boca! É o que as odontopediatras da Odonto Kids dizem a mamães e papais que as visitam! Então, cuidar da higiene bucal da criança é ter um cuidado com ela por inteiro, não é mesmo? Mas há quem diga que não é importante se não há dentes presentes! Não é bem assim. Por isso, convidamos as profissionais Tia Flávia, Tia Mel, Tia Pati e Tia Sarah para ajudá-los a entender um pouquinho do assunto.

Sabe-se que o aleitamento materno possui propriedades físicas, nutricionais e psicológicas indiscutíveis! Em relação à saúde bucal, o aleitamento exclusivo nos seis primeiros meses é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento da face da criança. Além disso, o leite materno contém imunoglobulinas que protegem a mucosa e a cavidade bucal do bebê.

“Compreendendo isso, as mamães já sabem que a higienização bucal do bebê após todas as mamadas nesses seis primeiros meses significa remover essa ‘proteção’ que a criança está recebendo. E é por isso que, enquanto estiver em aleitamento materno exclusivo, recomenda-se a higienização bucal apenas uma vez ao dia”, alertam.

É aconselhável que as mamães façam essa higienização desde bebês para iniciar o hábito, facilitando quando os primeiros dentinhos começarem a nascer. “A escovação deve ser um momento prazeroso para a criança e quando iniciada desde cedo se torna mais divertida e menos complicada”, pontuam as odontopediatras.

Assim, elas esclarecem que a limpeza deve ser feita com uma gaze ou uma fralda limpa embebida em água filtrada, removendo apenas o excesso de leite acumulado de forma delicada no momento do banho ou após a última mamada. Após a introdução de complementos ou alimentos, a higienização deve ser realizada após todas as refeições principais. “Lembrando que ao aparecer o primeiro dentinho deve-se iniciar a escovação já com uma escova de dente!”

É fundamental que as mamães e papais procurem orientações com um odontopediatra antes mesmo de nascerem os primeiros dentinhos ou até o primeiro ano de vida da criança.

“Infelizmente, a doença cárie ainda é o maior problema bucal enfrentado pelo país e acreditamos que a prevenção é sempre a melhor opção para os nossos pequenos. Nós da equipe Odonto Kids esperamos que as dúvidas iniciais sobre esse assunto tenham sido esclarecidas e contamos com a visita de vocês para mais orientações”, convidam.