Exercício físico para crianças: qual a importância?
Os benefícios da prática de exercícios físicos são bem conhecidos quando se tratam dos adultos. No entanto, ainda existem muitas dúvidas quando o assunto é relacionado às crianças. Os indicadores do sedentarismo infantil continuam aumentando diariamente. Segundo documento da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de crianças obesas mais do que dobrou entre 1990 e 2014, passando de 7,5 milhões para 15,5 milhões. Diante desses dados, a personal kids Dani Morais ressalta a importância de se falar e conhecer mais do assunto, pois está diretamente associado à saúde dos pequenos.

“O sedentarismo é caracterizado pela falta de atividade física, um dos fatores que podem tornar as pessoas mais suscetíveis ao desenvolvimento de algumas doenças, como hipertensão arterial, diabetes mellitus, obesidade, entre outras, podendo acarretar até mesmo sintomas de ansiedade e depressão. Dessa forma, a prática de atividade física na infância tem um importante papel de prevenir ou até mesmo reverter esse cenário preocupante”, avalia Dani.

Tendo em vista que o melhor momento para a introdução da prática de exercícios físicos é cedo, pois estudos mostram que crianças obesas tendem a virarem adultos obesos, e também que é na infância que ocorrem as maiores alterações corporais, a necessidade de colocar a criançada para se exercitar é iminente. Entre os benefícios para a saúde infantil, a profissional destaca prevenção e controle da obesidade; sono e apetite regulados; estimulação do crescimento e desenvolvimento; melhora da postura e do equilíbrio; melhora da autoestima; e melhora do foco e da concentração.

Personal Kids & Life Coach

Ajudar os filhos a sair do sedentarismo em tempos de brincadeiras eletrônicas nem sempre é uma tarefa fácil para os pais. Você já conhece o trabalho de um personal kids? Ele tem o conhecimento e sabe envolver as crianças na prática de atividades físicas, fazendo do momento uma grande brincadeira. “Busco resgatar o movimento natural do corpo da criança por meio de jogos, brincadeiras e circuitos, trazendo saúde e o gosto pelo exercício de uma forma divertida”, pontua Dani.

O exercício funcional kids é uma excelente opção para os pais que querem que seus filhos desenvolvam diferentes capacidades motoras e fiquem com a saúde em dia, de uma forma divertida e prazerosa, além de poderem contar com um atendimento especializado que contribuirá para um desenvolvimento saudável e específico às necessidades dos pequenos. Dani explica que o atendimento pode acontecer de forma individual ou em grupos, sempre com um acompanhamento totalmente específico para o público infantil. “Os planos de aula incluem tanto uma periodização dos exercícios, quanto a ludicidade”, afirma.