Passo a passo para o banho do bebê
A hora de tomar banho é um pesadelo e seu bebê não para de chorar? Em algumas fases da vida, as crianças choram mais nessa hora, entenda o porquê e o que fazer.

Bebês de até 40 dias de vida sentem muita insegurança na hora do banho. A criança se sente sozinha, desamparada. Mas você pode acalmá-lo, o primeiro passo é deixar a água numa temperatura gostosa para ele. Fique tranquila para que passe segurança para o bebê. Você pode enrolar um cueiro nele na hora de dar o banho. Outra dica é cantar uma música para o bebê, vá cantarolando e conversando com ele.

Se seu filho é maiorzinho e ainda dá birra, saiba que é um dos comportamentos mais comuns. Normalmente a choradeira acontece antes e depois do banho. Primeiro não quer entrar, depois não quer sair. Geralmente a criança passa a ter esse comportamento quando os pais abrem mão da banheira e passam a colocar os pequenos embaixo do chuveiro.

O jeito é tornar o banho divertido, você pode comprar aqueles adesivos de banheiro e ir contando uma história para seu pequeno. A criança pode levar algum brinquedo que a dê segurança, como uma boneca preferida. O truque é distrair a criança e que aos poucos ela entenda que o banho é para o seu próprio bem estar e não é nenhum castigo Estabeleça um horário para que ele se acostume a esperar sem ansiedade, não faça piadas, críticas ou conte histórias de terror sobre que não toma banho ou não obedece os pais.

Banho passo a passo para bebês:

Em casa o bebê precisa de dois ou três banhos semanais em épocas mais frias. Em épocas mais quentes você poder dar banho com maior freqüência, depois que a criança começar a engatinhar precisa ser diário.

1- Deixe tudo preparado: o sabonete (deve ser neutro), a toalha (deve ser macia), as fraldas, as roupinhas limpas;

2- Verifique a temperatura da água e o nível da água da banheira que deve atingir a altura do umbigo do bebê;

3- Tire a roupinha do bebê, lave o rosto e a cabecinha (não use sabonete no seu rostinho). Assim você se sentirá segura de estar lavando cabeça e rosto com água limpa;

4- Segure-o com seu braço esquerdo, passando pelas costas do bebê e o prenda firmemente embaixo do braço esquerdo dele. Desse modo, a cabecinha fica inteiramente apoiada no seu antebraço e o bebê se sentirá seguro.

5- Mergulhe-o e limpe-o com mão direita

6- Retire-o da água e envolva-o na toalha.

7- Seque bem o umbigo e coloque solução de álcool à 70%. Não use faixas, nem curativos fechados;

8- Vista o bebê com roupas que sejam confortáveis e não prendam seus bracinhos ou perninhas. O bebê gosta de movimentar.