Meu bebê nasceu. E agora?
Após sair com o bebê da maternidade para a casa, inicia-se uma longa maratona de aprendizado, ansiedade, dúvidas e felicidade. É bastante comum as mamães se preocuparem em como segurar o bebê, dar banho, lidar com o choro, evitar as cólicas... E para solucionar as principais dúvidas, o Manual da Mamãe entrevistou a pediatra Dra. Silvia Galfi. Confira a seguir informações importantíssimas para evitar que você sofra por antecipação e veja que é possível superar os desafios que aparecem nessa fase:

Como acalmar o choro do bebê?

O bebê chora por diversas razões: fome, frio, sono, calor, dor, incômodos por fralda molhada ou apertada ou até porque quer aconchego e carinho. Com o tempo, a mãe vai aprendendo a identificar o motivo de choro do seu bebê. A criança que chora por fome se acalma assim que mama. Isso não acontece quando o choro é por cólica. A mãe poderá tentar acalmar o choro do bebê, identificando primeiramente o motivo. Embrulhar o bebê em um pequeno cobertor, envolvendo-o do pescoço para baixo, e colocá-lo no colo ou no berço, para ele se sentir seguro como estava no útero; cantar para o bebê, niná-lo; massagear as costas e a barriguinha, também são algumas medidas para acalmar o choro!

Como aliviar as cólicas do recém-nascido?

A cólica do bebê é transitória e aparece geralmente na segunda semana de vida, acabando em torno do quarto mês, em uma criança saudável. A cólica pode durar até três horas por dia e normalmente acontece no final da tarde ou à noite. Tente manter a calma e crie um ambiente tranquilo com uma música suave, pois isso ajuda a relaxar mãe e filho. Um banho morno também ajuda a descontrair. Movimentar as pernas do bebê como pedaladas no ar e fazer massagem na barriguinha no sentido horário ajudam a eliminar o excesso de gases. Vale ressaltar que compressas mornas na barriga do bebê têm efeito analgésico.

Em que posição ele deve dormir?

A melhor maneira de prevenir risco de morte súbita até os quatro meses de idade é colocando a criança para dormir de barriga para cima, e não de lado ou de bruços. Evite que outras pessoas, mesmo crianças, durmam na mesma cama que o bebê. O berço deve ser firme e não deve haver lençóis e/ou cobertores frouxos, ou objetos macios em volta da criança. Assegure-se que a cabeça do bebê esteja descoberta o tempo todo.

Como preparar o banho do recém-nascido?

Para não alterar o pH, o banho do recém-nascido deve ser rápido, evitando o uso de substâncias que removam a camada de gordura da pele. Recomenda-se usar água na temperatura do corpo (em torno de 36,5 °C), para não haver perda de calor. A temperatura ambiente deve estar em torno de 22 ºC. Inicie a lavagem pelo rosto e pela cabeça e depois lave o resto do corpo. Não se deve esfregar a pele, para evitar lesões e escolha sempre um sabonete neutro, sem qualquer aditivo ou odor.

Como cuidar do umbiguinho?

O coto umbilical é uma porta de entrada para infecções e por isso deve ser mantido bem limpinho até que caia. No banho, deve-se lavar bem com água e sabão. Após o banho, deve-se enxugar bem o bebê e no umbigo passar álcool 70% em movimentos circulares, retirando toda a sujeira que possa ali se acumular. Essa higiene deve ser feita até que ocorra sua queda, geralmente uns 15 dias depois do nascimento.

Quantas vezes por dia deve-se trocar a fralda?

Essa higiene deve ser realizada sempre que o recém-nascido estiver com a fralda molhada ou suja, para prevenir assaduras. Isso pode significar cerca de dez trocas diárias. A limpeza deve ser feita com algodão umedecido em água morna, de frente para trás, evitando assim levar resíduos de fezes para a uretra.

Devo acordá-lo a cada três horas para mamar?

A regra geral é que se o seu bebê está se desenvolvendo normalmente, mamando bem e ganhando peso, você não precisa acordá-lo em horários rígidos só para amamentar. Pode esperar que ele desperte sozinho. Entretanto, não é recomendado que um recém-nascido fique muito tempo em jejum nos primeiros dias. Siga a orientação do seu pediatra.

O bebê precisa arrotar toda vez que mama?

Há bebês que sempre arrotam depois de mamar. Outros quase nunca arrotam. Se após 10 minutos o bebê, em posição para arrotar, não conseguir, pode ser que ele não precise. De toda forma, caso ele mostre sinais de desconforto e dor após esse período, é necessário insistir.

 

Aprenda a higienizar...

Ouvidos

Não utilize cotonetes para limpar os ouvidos e não introduza nenhum objeto no ouvido médio ou interno. Limpe os ouvidos do bebê exclusivamente com a ponta da tolha depois do banho, sem esfregar.

Nariz

Para limpar o nariz do bebê use soro fisiológico e/ou o aspirador de secreções (o ideal é o de tipo assobio). Não utilize cotonetes para fazer essa limpeza.

Unhas

Corte as unhas do bebê com uma tesoura apropriada de pontas redondas enquanto outra pessoa segura o dedinho ou quando o pequeno está dormindo. A tesoura deve ser exclusiva dele. Não a use em outras crianças. Nunca corte as unhas ou as peles com os dentes!