O Teste do Olhinho é um exame essencial. Entenda por quê

Você conhece a importância do Teste do Olhinho? Esse é um dos exames de triagem neonatal fundamentais para o recém-nascido. É indicado para identificar má-formações oculares e prevenir sequelas de doenças potencialmente graves para a visão, como a catarata congênita, retinopatia da prematuridade e glaucoma congênito. “Os pais não precisam ter medo, pois o Teste do Olhinho é rápido e indolor. Além disso, é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável da visão da criança”, explica o Prof. Dr. Alexandre Taleb, médico oftalmologista do Núcleo de Medicina Ocular e do Hospital de Olhos Aparecida.

De acordo com o Dr. Alexandre Taleb, podem ser identificadas, ainda, doenças infecciosas, como toxoplasmose e rubéola congênita e, também, defeitos do desenvolvimento, como colobomas e aniridia. “Dependendo da doença identificada, a criança pode ser orientada a manter acompanhamento médico constante, realizar estimulação visual precoce ou, nos casos mais graves, pode até haver indicação da realização de cirurgia ocular”, explica.

Como é realizado

O Dr. Alexandre Taleb explica que o Teste do Olhinho consiste na observação da presença de reflexo vermelho quando uma luz é projetada sobre a pupila da criança. Sempre que alguém observar que o reflexo da pupila quando iluminada, por exemplo, por um flash fotográfico, aparecer branco, há necessidade de avaliação imediata por um oftalmologista.

No consultório oftalmológico, além da verificação da presença do reflexo vermelho, é feita uma criteriosa avaliação do fundo de olho do recém-nascido. Para isso, deve-se dilatar a pupila do bebê. O oftalmologista irá avaliar, no fundo de olho, a retina, o nervo óptico e a presença, ou não, de opacidades que comprometam a chegada das imagens até a retina do bebê. São examinadas, também, as estruturas oculares externas (córnea, conjuntiva e pálpebras) e a motilidade ocular.

“Felizmente, temos observado uma maior conscientização da sociedade quanto à importância do Teste do Olhinho, o que tem feito com que cada vez mais crianças recém-nascidas estejam sendo avaliadas pelos oftalmologistas. Educação em saúde e divulgação da importância desse exame são fundamentais para que mais crianças possam ser examinadas e protegidas”, ressalta.

 

Avaliações oftalmológicas recomendadas na primeira infância

 

• Ao nascer (três primeiros meses)

• Um ano

• Dois anos

• Quatro anos

• Sete anos (quando o desenvolvimento visual está completo)

“Essa rotina garante que erros de refração (miopia, hipermetropia ou astigmatismo), estrabismo ou doenças infecciosas ou congênitas possam ser identificados e tratados a tempo.”