O que é Estrabismo?
Estrabismo é o desvio dos olhos, podendo ser para dentro (esotropia), para fora (exotropia), para cima (hipertropia) ou para baixo (hipotropia). Quem nos explica sobre essa doença comum em crianças é a Dra. Luisa Moreira Hopker, especialista em Oftalmopediatria e Estrabismo.

Publicidade
O estrabismo pode ocorrer desde a infância até a idade adulta. As causas mais comuns são alterações do controle do movimento dos olhos, baixa visão, paralisia de nervos que controlam os músculos oculares, entre outras. Apresenta diversas formas de tratamento através do uso de óculos, tampão (oclusão de um dos olhos), cirurgia ou toxina botulínica.

É importante que seja diagnosticado precocemente para que o tratamento seja iniciado o quanto antes. Idealmente todas as crianças devem consultar com o oftalmologista pelo menos uma vez até os 3 anos de idade. Porém caso os pais notem algum desvio ocular ou outra anormalidade devem procurar um profissional de imediato.

A cirurgia quando realizada no tempo certo ajuda a restabelecer o alinhamento dos olhos e também a sua função. Atualmente há técnicas cirúrgicas com incisão menor que a tradicional e que utilizam menos pontos e têm como vantagens: oferecer uma recuperação mais rápida, menos inflamação e maior conforto no pós operatório.