O bebê chegou, e agora?
Especialmente para as mamães de primeira viagem, esta é uma pergunta desafiadora, à medida que se veem na responsabilidade de cuidar de um bebezinho aparentemente tão frágil. As dúvidas, portanto, não são poucas.

Vão desde a maneira correta de segurar o pequeno até como fazer para amenizar as cólicas, tão comuns aos recém-nascidos. Neste momento, todo o carinho da família e apoio dos mais experientes são importantes, mas você pode contar com uma ajuda preciosa, a de uma enfermeira neonatologista, com consultorias sobre os primeiros dias do bebê em casa, como a Regiane Ananias Verdi, com quem o Manual da Mamãe conversou e trouxe dicas muito bacanas sobre o assunto. Não deixe de ler:

Uma das principais preocupações de toda mamãe é passar noites em claro por causa das famosas cólicas do bebê, que são mais comuns nos primeiros três meses. O que fazer para aliviá-las?

É importante manter a calma nos momentos de choro do bebê, deixando o ambiente confortável. Aplique compressas mornas na barriga dele, com toalhas felpudas passadas a ferro. Elas têm um efeito analgésico, mas teste antes o calor da toalha em sua própria face. Também realize massagens na barriga e movimente as pernas do bebês. A massagem auxilia na eliminação dos gases do bebê e, consequentemente, ajuda na diminuição das cólicas.

Qual o jeito certo de segurar o recém-nascido?

A melhor forma de segurar um recém-nascido é aquela em ele se sentirá confortável, importante manter a sustentação da coluna e pescoço do bebê.

Em que posição devo colocá-lo para dormir?

Coloque o bebê para dormir de barriga para cima no berço, evitando, assim, o risco de morte súbita do bebê. Ele pode ficar com a cabeça levemente lateralizada.Se possível, deixe-o com os pés encostados no final do berço, cubra-o até a altura do tórax evitando seu sufocamento. Evite deixar bichos de pelúcia ou brinquedos no berço do bebê enquanto ele dorme.

Será que ele está com frio? Devo caprichar nos agasalhos?

Nas primeiras horas após o nascimento, o organismo do bebê busca equilibrar a temperatura corporal, após este primeiro período, o bebê mantém a temperatura entre 36ºC e 37ºC. Portanto, você pode deixar o bebê vestido com body, calça, meias e macacão, e utilize uma manta para cobrir o bebê em dias mais frios. A quantidade de roupa pode variar de acordo com a temperatura do dia.

Outro motivo de insegurança é quanto à higiene do umbigo. Como o umbiguinho deve ser curado?

A limpeza do coto umbilical pode ser realizada com álcool a 70% e cotonetes, após cada troca de fraldas e após o banho do bebê. Passe o cotonete em todo o coto com movimentos circulares até que seja completamente limpo. Na presença de vermelhidão, secreção, odor, entre em contato com o pediatra.

Como evitar as assaduras e como deve ser a higiene do menino e da menina?

As assaduras podem ser evitadas realizando a troca de fraldas antes de cada mamada, geralmente de 3 a 4 horas de intervalo, para que o bebê não permaneça molhado, sendo este um ambiente favorável para o surgimento das assaduras. Se possível, deixe o bebê com a fralda aberta por alguns minutos, para que a pele possa respirar. Para a higiene pode ser utilizada água morna e algodão e na ausência utilize lenços umedecidos - quando puder, evite para diminuir o risco de alergia.

Nos meninos começar a higiene pelo pênis, saco escrotal e terminar no ânus. Nas meninas, iniciar pelos grandes lábios, um algodão de cada lado, pequenos lábios em direção do ânus, sempre o movimento de cima para baixo e nunca ao contrário, para evitar contaminação devido às bactérias presentes no ânus e nas fezes.

Como devo cortar as unhas do bebê?

As unhas podem no primeiro momento serem lixadas com uma lixa de unhas macia, até os pais sentirem segurança para cortá-las. Para isso, pode ser utilizada tesoura sem ponta apropriada para bebês ou cortador de unha. Mantenha os membros do bebê seguros para evitar acidentes. Um bom momento para realizar o corte das unhas é enquanto o bebê estiver dormindo.

Passo a passo do banho no bebê

1. Procure um momento do dia mais tranquilo para realizar e aproveitar o banho do bebê;

2. Feche as portas e janelas para evitar a corrente de ar;

3. Deixe separado tudo o que será utilizado, como: sabonete, álcool a 70%, fralda, pente e roupa;

4. Encha a banheira de forma que atinja a altura do umbigo do bebê com água morna em torno de 36ºC a 37ºC de temperatura;

5. Teste a temperatura da água com a face interna do antebraço ou utilize termômetro apropriado para água;

6. Retire anéis, relógios, utilize um sabonete neutro, retire a fralda do bebê e realize uma limpeza prévia antes de colocá-lo na banheira e segure o bebê na região do pescoço, dando sustentação para as costas;

7. Inicie o banho higienizando a cabeça do bebê, depois rosto e sucessivamente o restante do corpo;

8. Após o banho, seque com a toalha e procure vestir o bebê rapidamente para que não sinta frio.