Nutrientes que garantem dentes fortes para os bebês
Os cuidados com a saúde bucal do bebê devem ter início antes mesmo de seu nascimento. Durante a 6ª à 8ª semana de gestação é que se inicia a formação dos dentes de leite, com isso, uma alimentação saudável, rica em cálcio e pobre em açúcar, só trará benefícios ao bebê. A dieta da mãe influencia a formação dos dentes e o paladar da criança. Por isso, capriche nos alimentos ricos em cálcio e evite doces. A mamãe deve evitar alimentos industrializados, dar preferência aos açúcares naturais das frutas e não deve comer por dois.

Os dentes de leite começam a se formar quando o bebê ainda está na barriga da mãe, por volta de seis semanas de vida intra-uterina. Mesmo que ainda demorem a aparecer, já estão quase todos desenvolvidos quando o bebê nascer. Para garantir que essa primeira dentição tenha uma formação saudável, alimentar-se bem durante a gravidez é muito importante, pois tudo o que é ingerido pela mãe passa para o filho através do cordão umbilical. O ideal é uma alimentação variada e balanceada, sem esquecer nenhum nutriente.

Nutrientes que garantem dentes fortes mesmo antes de a criança nascer:

- Cálcio

Iogurte, queijo, salmão, sardinhas em lata, figos secos, leite, espinafre, almeirão, couve, mostarda e amêndoas.

- Fósforo

Carne bovina, peixe, ovos, leite e derivados, nozes e leguminosas, cereais e grãos

- Vitaminas A, C e D

Fígado de peixes (óleo de fígado de bacalhau), arenque e cação e de outros animais, ovos, cenouras cruas, beterraba (incluindo folhas), brócolis, chicória, broto de chuchu, batata doce, hortaliças e raízes; brotos e folhas de abóbora, abobrinha, acelga, agrião, couve, ervilha, hortelã, salsa, pimentão, mandioca, aspargo, abacaxi, ameixa vermelha, amora, banana, caju, caqui, goiaba, laranja, limão, manga, melão, morango, óleos vegetais, como o de dendê, manteiga.