Cuide da saúde bucal do bebê
Você pode nem imaginar, mas sabia que a formação dos dentes do seu bebê começa já durante a gestação? De acordo com a odontopediatra Dra. Silvia Helena Spechoto Moreira, os dentes de leite começam a se formar na sexta semana de vida intrauterina e os permanentes a partir do quarto mês de gravidez. “Dessa forma, para que uma criança tenha dentes saudáveis, é preciso que os cuidados se iniciem nessa fase. A principal medida é a ingestão adequada de cálcio na dieta regular da gestante”, orienta.

Publicidade

Após o nascimento do bebê, os cuidados passam a ser diretamente com ele. O que poucos têm conhecimento é que amamentar é fundamental para a saúde bucal da criança, pois proporciona arcadas e dentes melhores posicionados. “O aleitamento materno é considerado pela odontopediatria uma ortodontia preventiva grátis”, analisa.

A Dra. Sílvia explica ainda que a mamãe deve iniciar a limpeza da cavidade bucal do bebê antes mesmo de nascerem os dentes. “Esta limpeza pode ser feita com fralda limpa ou gaze embebida em água filtrada ou com dedeira. É importante iniciar a higienização bem cedo para que a criança se acostume com a manipulação de sua boquinha.”

Quando aparecer o primeiro dentinho do bebê, é hora de iniciar a escovação, pelo menos três vezes ao dia, usando uma escova de dente pequena e macia. “Lembrando que a principal higienização é a noturna, antes de dormir”, acrescenta a odontopediatra. Quando erupciona o segundo dentinho, é hora de iniciar o uso do fio dental. Além disso, é muito importante que a mamãe preocupe-se em oferecer à criança uma dieta rica em cálcio, frutas e verduras e pobre em açúcar.

“É importante salientar que a criação de bons hábitos, tanto alimentares quanto de higiene, passam pelo exemplo dos pais, já que a primeira forma de aprendizado é por meio da imitação”, ressalta a Dra. Sílvia. Diante disso, a higiene bucal da criança deve ter a supervisão de um adulto, pois, conforme informa a especialista, a criança só terá habilidade motora para realizar limpeza efetiva dos dentes por volta dos 11 anos de idade, se foi sempre incentivada.

“Todos esses cuidados descritos devem ter o acompanhamento de um profissional. Por isso, leve seu bebê ao odontopediatra antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentinhos. Essa visita é importante para avaliar, orientar e ainda possibilitar que a criança forme uma imagem positiva da consulta odontológica. Diante dessa conduta, não se espante se seu filho pedir para ir ao dentista”, aconselha.
Esse conteúdo foi feito em parceria com

Dra. Sílvia Helena Spechoto


Conheça mais dele