Conheça os benefícios da natação para bebês e crianças
Já percebeu como bebês se sentem à vontade na água? Até cerca de 1 ano, eles ainda têm o reflexo natatório: debaixo da água, fecham automaticamente a boca, bloqueiam a respiração e mexem os braços e as pernas. Então, que tal aproveitar essa disposição natural para proporcionar ao seu bebê umas aulas de natação?

A educadora física Sara Marques Silva Alves se especializou no assunto e atende bebês e crianças em casa, oferecendo o serviço de personal de natação para bebês. Ela atende alunos a partir de três meses para o início do trabalho psicomotor, pois o bebê possui reflexo sensorial, facilitando a apneia. “É importante que os pais decidam junto com o pediatra o melhor momento para colocar o bebê para aprender a nadar”, ressalta.

O fato é que na infância os benefícios da natação são inúmeros. Sara destaca o fortalecimento da musculatura pulmonar e maior expansibilidade torácica, aumentando a capacidade respiratória da criança. Além disso, pontua ela, há melhora do sono; estimulação do apetite; aprimoramento da coordenação motora, do equilíbrio, da orientação espaço-temporal, da lateralidade e da consciência corporal; ampliação das percepções sensoriais; e desenvolvimento da confiança e autonomia no meio líquido.

 

Hidroginástica para gestantes

 

Sara também é personal de hidroginástica para gestantes e destaca alguns benefícios dessa prática: trabalha o fortalecimento do abdômen e do músculo do períneo, o que ajuda na hora do parto; funciona como uma sessão de drenagem linfática; aumenta a energia; alivia as dores na gravidez; elimina a prisão de ventre; melhora o humor; ajuda a controlar o ganho de peso; reduz o inchaço nas pernas, joelhos e tornozelos; beneficia o coração e o sistema circulatório; e previne varizes.