Como estimular o desenvolvimento motor do seu bebê?
Você sabia que estimular a criança desde bebê ajuda a desenvolver inteligência e habilidade social? Estudos recentes da Universidade de Madrid apoiam a ideia que o desenvolvimento motor em crianças pequenas afeta diretamente o desenvolvimento cerebral – que por sua vez, contribui com o potencial de aprendizagem na escola. “Crianças que realizaram o programa de estimulação precoce e psicomotricidade na KindyROO - Academia para Bebês e Crianças - na Austrália tiveram o desempenho da escrita e leitura significamente superior, apoiando este achado”, afirma a Gerente de Pesquisa e Educação do KindyROO na Austrália, Dra. Jane Williams.

Publicidade

O movimento é a chave para a aprendizagem!

O movimento é fundamental em tudo o que fazemos. Quando restringimos as possibilidades de movimento dos bebês com a utilização excessiva de carrinhos e cadeirinhas, o potencial e a capacidade do cérebro também são reduzidos. Basicamente, o cérebro precisa da primeira habilidade a ser praticada, memorizada e executada automaticamente antes que a próxima habilidade motora possa se desenvolver de forma eficaz. Quando se tem um bom controle do corpo, você pode controlar o lápis, equilibrar-se enquanto sentado e ainda ter atenção na tarefa sendo executada. As crianças que têm a oportunidade de participar de um programa de estimulação precoce e psicomotricidade ainda estimulam os músculos de seus olhos e a visão propriamente dita. Os olhos aprendem a ajustar o foco de perto para longe, de cima para baixo, da esquerda para a direita, enquanto o cérebro também está aprendendo a interpretar o que está sendo visto.

O que os pais podem fazer?

- Bebês: não restrinja a movimentação do seu bebê, mantendo as mãos e pés descobertos sempre que possível. Deixar o bebê de bruços enquanto acordado é muito importante para auxiliar o desenvolvimento motor necessário para o engatinhar. Restrinja televisão e eletrônicos – a utilização excessiva pode prejudicar o desenvolvimento de bebês até 2 anos de idade.

- Crianças de 2 a 5 anos: estimule seu filho a caminhar, brincar, subir em muretas ou rampas. Crianças precisam de muitas oportunidades para desenvolver seu equilíbrio para terem um controle automático do corpo. Limite a televisão ou eletrônicos para no máximo 1 hora por dia.