Como baixar a febre das crianças

Detectou que seu filho está com febre, ou seja com temperatura acima de 37,8°C? Não precisa sair correndo para o pronto-socorro. Isso porque a febre não é uma doença. É um sintoma. Veja o que você pode fazer para ajudar a baixá-la:

Dar banho morno: a temperatura da água tem que estar um pouco abaixo da temperatura da criança para ir roubando calor aos poucos.

Fazer compressas: mesmo que sejam menos efetivas do que o banho, você pode fazer compressas frias nas articulações e na testa para baixar a febre. Se a criança ficar incomodade, porém, melhor não insitir.

Repousar: não precisa obrigar a criança a dormir, só descansar. Se ela fica agitada, o metabolismo aumenta e, consequentemente, a temperatura do corpo também.

Beber bastante líquido: quando a criança ou adulto está com febre, ela transpira mais. A evaporação do suor rouba a água do corpo e essa perda de líquido pode provocar desitração. Por isso, é importante manter o seu filho hidratado.

Fique atento aos sinais de perigo
Se a criança com febre ficar muito prostrada, sonolenta demais, se estiver mancando, respirando rápido, gemente, choro incontrolável, manchas pelo corpo, ou se convulsionar, é preciso levá-la ao pronto-socorro imediatamente.

Medicação
Com temperatura acima de 37,8°C você pode dar um antitérmico para que a temperatura baixe. Mas, mesmo que a temperatura ceda, se a criança continuar paradinha, gemente e prostrada, ligue para o pediatra.

Publicidade

 

Para mais conteúdo, siga o Manual da Mamãe no Instagram @manualdamamae 

Acesse também nossa página no Youtube: youtube.com/manualdamamae 

Você pode contar também com o curso Estou Grávida, e Agora? São videoaulas para acabar com todas as inseguranças da gestação e dos primeiros cuidados com o bebê. Saiba mais em: www.manualdamamaeip.com