Pratique exercício físico na gestação
Praticar exercícios físicos ao longo da vida é muito bom, não é mesmo?! Ainda mais quando se carrega alguém tão especial no ventre. “O fato é que o exercício físico é muito importante para a gestante, pois pode prevenir doenças muito comuns nessa fase, como a diabetes gestacional e a hipertensão arterial, que pode levar até mesmo a uma pré-eclâmpsia”, explica a Personal Trainer da Vitalizza, Ana Claudia de Sousa Sales. O ganho de peso também deve ser monitorado, já que aumenta a carga sobre as estruturas do sistema musculoesquelético. “Cada quilo extra, em média, corresponde uma carga na coluna vertebral de aproximadamente 5 kg, ou seja, ao final da gravidez, a coluna da gestante estará suportando uma carga extra superior a 50 kg.”

Publicidade

É bom destacar que a prática de exercícios físicos deve ser sempre acompanhada por um profissional capacitado, a fim de evitar riscos, como o aborto, a má-formação do tubo neural ou mesmo o parto prematuro, decorrentes de exercícios muito intensos ou inadequados. “Em cada fase da gestação e do pós-parto, esses exercícios devem ser prescritos cuidadosamente e de forma individualizada, respeitando o organismo de cada mamãe e suas alterações”, declara.

Por isso, a Vitalizza oferece um trabalho de personal training para a futura mamãe, garantindo um melhor atendimento e, consequentemente, trazendo mais segurança para a mamãe e o bebê. “O professor vai até a mamãe e leva consigo todos os equipamentos a serem utilizados durante as aulas e com isso consegue fazer um programa bem completo de exercícios”, informa Ana Claudia.

Além disso, a gestante consegue ter uma maior flexibilidade de horários, dias da semana e locais para exercitar-se, podendo escolher de acordo com a sua rotina. “As aulas incluem fortalecimento muscular, alongamentos, caminhadas, corridas, fortalecimento do assoalho pélvico, abdômen, entre outros. Tudo dependendo da condição física da mamãe, avaliada pelos seus profissionais”, destaca.

A  Vitalizza entende que a gestação é uma fase muito importante na vida da mulher, por isso a futura mamãe precisa sentir-se bem e confiante, preparando-se para o parto, sendo cesárea, normal ou humanizado, de uma forma mais segura e prazerosa. “O exercício físico é a primeira ação que uma mãe pode fazer para melhorar a saúde do coraçãozinho de seu bebê. É um ato de amor de mãe para filho.”