Os segredos para uma gestação tranquila

A gestação é o momento ideal para a mulher se cuidar a sério, tanto em termos físicos quanto emocionais. Durante os nove meses é muito importante comparecer a todas as consultas de pré-natal e seguir à risca as restrições a fim de preservar a saúde do bebê e o bem-estar da mamãe. “Os segredos para uma gestação tranquila consistem basicamente em uma alimentação saudável, atividade física adequada, vida a dois em dia e um bom pré-natal”, informa o especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Ultrassonografia Dr. Pedro Aurélio Valadares Lobo. Confira a entrevista a seguir sobre o que é necessário para ter uma gestação tranquila e saudável:

Publicidade

Como deve ser feito o pré-natal para garantir tranquilidade para a futura mamãe?

O pré-natal deve ser feito a partir do momento em que a mulher decide engravidar. Ela deve procurar o médico para receber as orientações necessárias e iniciá-las, se possível, três meses antes da gestação para fazermos suplementação com ácido fólico, objetivando prevenir má-formações no tubo neural (estrutura embrionária que originará o cérebro e a medula espinhal). Deste modo, quando a paciente engravidar, fazemos a primeira consulta com exames de rotina para o primeiro trimestre, suplementação com vitamina D e Ômega 3, vacinação, exames de rotina no segundo e terceiro trimestre, além de ultrassons periódicos. Assisto as minhas pacientes de 20 em 20 dias, até completar a 35ª semana de gestação, quinzenalmente até a 37ª semana e semanalmente até o parto, isso em uma gestação normal.

Os exames são essenciais para acompanhar o desenvolvimento do bebê e deixar a gestante mais tranquila. Qual é a importância do ultrassom?

Os exames de ultrassom são de extrema importância para o feto e a mãe, e são utilizados para classificar a gestação, acompanhar o desenvolvimento e a saúde do feto, diagnosticar malformações e ainda identificar sinais sugestivos de doenças genéticas, como a Síndrome de Down. O doppler possibilita avaliar o grau de oxigenação e nutrição fetal, importantes indicadores do funcionamento da placenta, auxiliando na identificação do sofrimento fetal e na determinação do melhor momento para a indicação do parto em gestações de alto risco.

Quantas vezes e quando fazer o ultrassom na gravidez?

Na gestação assintomática temos que fazer no mínimo cinco exames de ultrassom, sendo o primeiro entre a 6ª e 7ª semana, para visualizar o embrião, bem como seu batimento cardíaco; o segundo, da 11ª à 14ª semana, sendo denominado morfológico de 1° trimestre; entre a 18ª e 24ª, fazemos o terceiro, o morfológico de 2° trimestre, juntamente com o doppler fluxometria, que avalia a circulação sanguínea da mãe e do feto. Após 34 semanas fazemos um ultrassom e um novo doppler. Também gosto de fazer um perfil biofísico fetal para avaliar a vitalidade fetal.

A mulher que está grávida deve reformular seu cardápio? Quais são os alimentos mais indicados?

Com certeza, é muito importante a reformulação do cardápio da gestante. Durante a gestação, a paciente deve ter uma dieta saudável, rica em frutas, vegetais, carnes sem gorduras, enfim uma dieta basicamente orgânica, alimentando-se de três em três horas, e ingerindo bastante líquido. É necessário ainda ficar longe de conservantes, produtos enlatados, álcool, fumo e outras drogas.

A atividade física pode ajudar a gestante a se preparar física e mentalmente? Quais atividades mais indicadas pelo obstetra?

Atividades físicas são de grande importância durante a gestação, pois liberam hormônios, como a serotonina (hormônio da felicidade), e ainda proporcionam o fortalecimento dos sistemas esquelético, vascular e muscular, além de prevenir doenças como diabetes, pressão alta, obesidade, preparando a gestante e o feto para um parto saudável. As atividades físicas mais recomendadas são caminhadas, hidroginástica e Pilates. A musculação pode ser feita desde que a gestante siga as restrições e orientações do seu médico. O importante é a gestante praticar a atividade com a qual esteja ambientada, sem forçar ou aumentar os exercício físicos.

Como a vida a dois interfere no bem-estar da gestante?

A vida a dois está intimamente ligada ao pré-natal. É estritamente importante a manutenção do equilíbrio familiar, principalmente entre pai e a mãe, com companheirismo, ajuda, paciência e compreensão, tentando ficar longe do estresse diário para que haja uma gestação saudável.

Dormir bem durante a noite também é bastante importante. Como conseguir uma boa noite de sono durante a gestação?

Para que a gestante tenha uma boa noite de sono são indicadas técnicas de relaxamento, como yoga, meditação, alongamentos, massagem, ou qualquer outra atividade que ajude a diminuir o estresse. Travesseiros e um colhão macio e firme podem ajudar a futura mamãe a dormir melhor. Deitar de lado, preferencialmente do esquerdo, também é o mais indicado para um sono tranquilo.

 

Cuide-se durante a gestação

• Alimente-se bem e de três em três horas;

• Não tome remédios sem prescrição médica;

• Diminua o consumo de cafeína (pode contribuir para o risco de o bebê nascer abaixo do peso);

• PARE de fumar e de beber;

• Descanse pelo menos 30 minutos por dia;

• Escute sempre o seu médico, pois ele é a pessoa apta para auxiliá-la a passar por esse período de grande alegria e descobertas.