- Sífilis, se não for tratada, pode passar para o bebê, podendo causar complicações, malformações e até a perda da gravidez.
- HIV, quando conduzida adequadamente na gestação e parto, reduz-se muito as chances de transmissão para o feto.
- Hepatite B e C: no caso da B se a pesquisa na mãe for positiva, pode-se medicar o recém-nascido, reduzindo o risco de contaminação e as consequentes complicações como o risco de desenvolver cirrose hepática e câncer.
- Toxoplasmose, (toxoplasma gondii), pode passar pela placenta e gerar consequências para o feto. Para minimizar os efeitos da infecção, medica-se a gestante. No caso de o exame ser negativo, aconselha-se a repetição a cada três meses, além dos cuidados de dieta e higiene, já que a contaminação pode acontecer por via oral.
- Rubéola: pode causar malformações cardíacas, oculares e cerebrais no feto, assim como pode provocar o abortamento e parto prematuro.
- Citomegalovírus: se o vírus passar para o feto, pode ocasionar baixo peso, microcefalia, icterícia, além de ser a principal causa de surdez congênita.
Os exames que a grávida precisa fazer trimestre a trimestre
O teste para a gravidez deu positivo. Parabéns! Muitas serão as orientações sobre o seu pré-natal, entre elas a realização de diversos exames. Os diretores médicos do Laboratório Clementino Fraga, Dr. Luís Gonzaga Moura Xavier e Dra. Daniela Amaral Tomé, prepararam um Guia de Exames de acordo com cada trimestre da gestação. Confira: NO PRIMEIRO TRIMESTREHemograma completo: verifica sinais indiretos de infecção, de anemia ou alterações nas plaquetas, importantes na coagulação.Glicemia de jejum: usado para o diagnóstico do diabetes gestacional.Urina tipo 1 e Urocultura: pesquisa-se infecção nas vias urinárias mesmo sem sintomas aparentes. Quando não tratada, pode levar ao trabalho de parto prematuro. Este exame deve ser feito pelo menos uma vez por trimestre.Sorologias para a pesquisa de agentes infecciosos: visa identificar o contato da gestante com micro-organismos causadores de doenças, que podem interferir no desenvolvimento saudável da gestação: