Os benefícios do Pilates na gestação
Exercitar-se com conforto e segurança é imprescindível na gravidez. Por isso, a escolha da atividade é tão importante quanto o ato de praticá-la. Nesse sentido, o Pilates é uma das atividades mais completas e eficazes que podem ser realizadas durante a gestação, pois mantém a frequência cardíaca sempre constante.

Publicidade

Segundo a educadora física e doula do Instituto Besser Tiffany Buchmann, o método apresenta como principal objetivo o alinhamento postural, que ocorre por meio do fortalecimento e alongamento suave dos músculos estabilizadores da coluna, eliminando, assim, a dor nas costas decorrente do aumento do volume dos seios e abdômen. “Esse alinhamento é fornecido pelos músculos abdominais, principalmente o transverso do abdômen, o qual emerge da pelve e se infiltra na caixa torácica e no diafragma, envolvendo o tórax como um espartilho”.

Ela explica ainda que a fundamentação dos exercícios do Método Pilates é a respiração, sendo ela responsável pela diminuição do nível de cortisol no corpo (hormônio do estresse), proporcionando à gestante uma profunda sensação de bem-estar e relaxamento, diminuindo a ansiedade e controlando o aumento do peso.

Além disso, a respiração proporciona o aumento da capacidade pulmonar, diminuindo a sensação de cansaço do dia a dia. Esse trabalho também beneficia o bebê no seu desenvolvimento com a melhor oxigenação do organismo da mãe. Outro ponto positivo da prática para as gestantes é uma melhora na circulação, principalmente nos membros inferiores, ajudando no retorno venoso, diminuindo, assim, os inchaços e sensação de cansaço nas pernas.

Para trabalhar com esse público tão delicado e específico, é necessário que o profissional tenha, além da formação no Método de pelo menos 450 horas, exigida pela ABP (Associação Brasileira de Pilates), o curso de especialização de Pilates para gestantes. “Um trabalho bem realizado deve cumprir os objetivos específicos semanalmente para alcançar um resultado definido a cada trimestre. Uma vez trabalhado incorretamente pode-se gerar complicações irreversíveis para a mãe e o bebê”, alerta Tiffany.

Por isso, o Instituto Besser, com 11 anos no mercado, oferece a total segurança no trabalho gestacional, tanto que a equipe do local é a responsável pela formação dos demais profissionais em toda a extensão do país. “Além disso, oferecemos uma área exclusiva, desenvolvida especialmente para proporcionar bem-estar à mãe e ao bebê nesse momento que é o mais importante da vida de ambos”, ressalta.