A importância de comer bem e fazer atividade física na gestação

"Come mais, agora você precisa comer por dois”. Qual grávida nunca escutou essa frase? Embora a vontade seja grande e a fome ainda maior, deve-se controlar a quantidade e a qualidade da alimentação na gestação. “Se por um lado o aumento de peso inadequado se associa a um prejuízo do crescimento fetal, por outro, o excesso de peso pode ser muito prejudicial em diversas fases da gravidez, podendo desencadear, entre outras doenças, o diabetes gestacional e a doença hipertensiva da gestação”, informa a ginecologista e obstetra Dra. Flávia Martins Vieira Bueno.

De acordo com a Dra. Flávia, é comum no 1º trimestre manter ou perder um pouco de peso. Isso se deve ao metabolismo aumentado do embrião associado à ingestão diminuída da gestante por conta dos enjoos e repulsa alimentar. Já no 2º e no 3º trimestres ocorre uma reserva maior de nutrientes. Nessa fase, o ganho de peso não deve ultrapassar 400/500g por semana. “Adicione cerca de 300 calorias ao seu cardápio diário, isso dará energia suficiente a você e ao bebê”, declara. Confira a seguir a entrevista com a profissional:

Quanto posso engordar na gestação sem prejudicar minha saúde e a do bebê?

Segue abaixo uma tabelinha baseada no IMC da gestante.

Ganho de peso resomendado de acordo com o IMC materno pré-gestacional

Estado Nutricional antes da gestação

IMC

(KG/M2)

Ganho de peso durante a gestação (kg)

Ganho de peso por semana 2º e 3º trimestre (kg)

Baixo Peso

<18,5

12,5 - 18

0,5

Peso adequado

15,5 - 24,9

11 - 16

0,4

Sobrepeso

24,9 - 29,9

7 - 11,5

0,3

Obesidade

>30

5 - 9

0,2

 

Posso comer qualquer alimento na gestação?

Lembre que todo alimento ingerido será utilizado na construção do seu bebê. Então, certos alimentos devem ser evitados. Entre eles temos:

Peixes: certos peixes são ricos em mercúrio e o excesso deste elemento pode causar danos ao feto. Evite alimentos à base de tubarão, peixe-espada e cavala. Restrinja a ingestão de crustáceos, salmão, linguado e bacalhau a 1 porção por semana (máximo de 340g).  Peixes de água doce devem ser limitados a 170g/semana e atum a 120g/semana.

Cafeína: a cafeína é um estimulante cerebral e o excesso desta substância está relacionado a prematuridade, bebês de baixo peso e, em alguns casos mais graves, abortamento espontâneo e má-formações. Seu consumo não deve ser superior a 200mg/dia.

Carnes cruas: as carnes cruas ou mal passadas (inclusive peixes) podem estar contaminadas, transmitindo diversos tipos de doenças. Para não correr o risco, coma carne bem passada.

Frutas e vegetais não lavados: risco de contaminação por toxoplasmose e outras verminoses.

Produtos não pasteurizados: ingerir leite e seus derivados devidamente pasteurizados e nunca ingerir ovo cru na gestação pelo risco de contato com a Salmonella.

Sal: o excesso de sal aumenta o edema e pode cursar com elevação da pressão arterial. Cuidado com alimentos muito condimentados, defumados, congelados e enlatados.

Adoçantes: sempre que possível evite o uso de adoçantes. Opte por sucralose, stevia e aspartame. Evite produtos com sacarina e ciclamato.

Refrigerantes: evite ao máximo o uso durante a gravidez. Caso opte por ingerir, prefira sempre versões normais.

Álcool: o uso excessivo de álcool pode acarretar restrição de crescimento, retardo mental, anomalias na face, além de alterações comportamentais no feto.

Gestante pode fazer atividade física?

Pode sim. A atividade física regular, diária ou no mínimo 3 vezes por semana melhora a atividade cardíaca, diminui as dores musculares, além de melhorar o humor e ajudar a evitar o excesso de peso. Existem algumas situações específicas que contraindicam a atividade física; converse com seu médico.

Dicas importantes sobre atividade física

• Caso sinta algum desconforto, dor abdominal, enjoo, mal-estar, tontura ou sangramento, pare o exercício imediatamente.

• Evite exercícios de agachamento ou em movimentos repetitivos caso não esteja habituada.

• Atividades na água são excelentes, pois diminuem o impacto.

• Todos os exercícios que envolvem riscos de queda e trauma são contraindicados.