O que posso ou não fazer na gestação?

Em poucos momentos da sua vida você vai ter tantas dúvidas como na gravidez. Afinal, são tantas mudanças e transformações que o que era permitido antes pode não ser agora, tendo em vista sua própria saúde e o pleno desenvolvimento do bebê. Muito se ouve falar nesse sentido, mas seus questionamentos quem deve responder é o seu médico. A ginecologista e obstetra Dra. Daniela Franco Leanza traz as dúvidas mais comuns sobre o que é permitido ou não fazer durante a gestação. Acompanhe:

Posso tingir o cabelo ou fazer escova progressiva?

Não há informações precisas sobre a segurança do uso desses produtos na gestação. Você pode usar tonalizantes após a 12ª semana de gestação, mas tome cuidado ao escolher o produto, evitando os que contém amônia. Luzes podem ser feitas a partir da 20ª semana, mas a cabeleireira deve iniciar o procedimento a um dedo da raiz, evitando contato com o couro cabeludo. A tintura de henna é considerada segura, mas escolha a henna pura, pois as demais podem conter substâncias nocivas à saúde do bebê. Quanto à escova progressiva, também não há estudos precisos. Os produtos são quase sempre feitos com formol e como são aplicados direto no couro cabeludo pode haver absorção dos componentes químicos. Espere até 20a semana e procure opções sem formol ou com a concentração mais baixa possível. Certifique-se de que o procedimento será realizado em ambiente bem arejado e use máscara, se necessário.

Posso descolorir os pelos do corpo?

O uso de descolorantes é contraindicado pois a maioria contém amônia, que pode ser tóxica para o feto. Tente clarear os pelos do corpo com chá de camomila durante alguns minutos sob o sol.

Posso andar de moto ou bicicleta? E a cavalo?

No primeiro trimestre da gestação não tem problema, mas a partir do segundo é melhor evitar. Com a barriga crescendo você vai ficar desconfortável e pode perder um pouco do equilíbrio, aumentando o risco de queda.

Posso continuar dirigindo?

Sim, mas à medida que a barriga for crescendo, você vai perceber que fica cada vez mais difícil. O ideal é parar de dirigir perto das 34 semanas para evitar complicações. Use sempre o cinto de três pontos, passando a parte inferior do cinto abaixo da barriga, enquanto a parte de cima deve passar sobre o ombro e cruzar o abdômen. O uso do cinto por cima da barriga pode ser muito perigoso em caso de acidente pois pode machucar a mãe e causar descolamento da placenta.

Posso viajar de avião?

No primeiro e segundo trimestres você pode viajar sem restrições, desde que não tenha nenhuma situação de risco. Após a 28ª semana algumas empresas áreas pedem uma declaração do seu médico. Informe-se com a companhia aérea para não ter nenhum problema no embarque. Pacientes com varizes ou risco de trombose devem usar meias elásticas. Elas também devem ser usadas durante voos longos e você deve levantar e caminhar um pouco a cada uma ou duas horas.

Posso fazer qualquer tipo de atividade física?

Você pode fazer atividades físicas, desde que não haja nenhuma situação de risco para a gestação. Antes de começar, converse com seu médico. É seguro praticar atividades como caminhadas, pilates, ioga e hidroginástica. Com orientação e sem exageros pode-se praticar musculação e alongamento. Correr é um ótimo exercício, mas tome mais cuidado a partir da segunda metade da gestação. As articulações ficam mais frouxas, a sua postura muda e o equilíbrio também.  Se você nunca correu, agora não é uma boa hora para começar. Algumas atividades devem ser evitadas, principalmente as que envolvem impacto ou risco de queda, como futebol, basquete, tênis, vôlei, esqui e surfe.

Posso tomar laxante?

Não. Prefira produtos a base de fibras solúveis e tome alguns cuidados com a alimentação. Com uma dieta adequada, o hábito intestinal melhora bastante. Coma alimentos ricos em fibras, tome bastante água e pratique alguma atividade física para ajudar o intestino a funcionar naturalmente.

Posso tomar remédios para aliviar desconfortos?

Não, muitos remédios não são seguros na gestação, principalmente se tomados sem orientação. Consulte sempre o seu médico antes de tomar qualquer medicação. Anti-inflamatórios não são seguros, assim como alguns antibióticos, analgésicos e antigripais, por exemplo.

Posso usar a sauna? 

Não. Durante a gestação a pressão fica mais baixa, o calor da sauna ou de uma hidromassagem pode fazer a pressão baixar mais, provocando mal-estar, tontura e desmaios. Além disso, alguns profissionais acreditam que a temperatura elevada pode causar má-formações  no feto durante o primeiro trimestre.

Posso tomar banhos de sol?

Todos nós sabemos que tomar sol em excesso nunca é bom, por causa do risco de câncer de pele.  A pele da gestante é mais sensível e suscetível a queimaduras e podem aparecer manchas escuras no rosto e no corpo que nem sempre podem ser removidas depois. Use um bom protetor solar, chapéu e evite ficar muito tempo no sol.

Posso ingerir comida japonesa?

Os peixes e frutos do mar são ricos em nutrientes benéficos e relativamente seguros. Alguns cuidados devem ser tomados para evitar risco de intoxicação alimentar ou contaminação com parasitas. O cozimento e o congelamento mata os parasitas, então prefira sempre peixes cozidos. Se der vontade de comer comida japonesa procure um restaurante de boa qualidade e não tenha vergonha de perguntar como são preparados os peixes e se eles os recebem congelados. Algumas espécies devem ser evitadas, pois têm alta concentração de mercúrio, como cação, peixe espada, garoupa e marlin.