O que fazer para se preparar para a amamentação?
Para muitas mulheres, a descoberta da gravidez é cercada de muitas emoções e dúvidas. Algumas mudanças vão aparecendo e não são apenas no corpo, também há alterações nos estados emocional e psicológico. Surgem pensamentos sobre o desenvolvimento do bebê, como será o nascimento e o que ocorrerá no final da gestação, como cuidar de um recém-nascido, como será o pós-parto e, principalmente, o que fazer para conseguir amamentar. Obter informações atualizadas e adequadas para o momento contribui para segurança, conforto e empoderamento para enfrentar o que está por vir.

Publicidade

Assim, a melhor forma de se preparar para esta fase é com bastante orientação e informação útil e atual. Muitos mitos são propagados como leite fraco, seios pequenos não produzirão leite, canjica e cerveja preta aumentam a produção, entre outros. O importante é que o bebê mame em livre demanda, sem restrição de horários, pelo tempo que for preciso para se saciar e se nutrir, com pega e posicionamento corretos.

Outro detalhe importante é entender que as mamas fabricam o leite e precisam ser esvaziadas com frequência; sendo assim, a produção de leite acompanhará o crescimento do bebê. Estudos demonstram que a mulher que amamenta tem benefícios para sua saúde, como diminuição no risco de desenvolver de câncer de mama e de ovários.

A amamentação requer paciência e nem sempre acontece instantaneamente logo após o nascimento, pois nos primeiros dias existe um processo de adaptação. Em muitos casos são necessários ajustes e correções. A mulher precisa de apoio de quem convive com ela e de profissionais que estejam prontos para, além do apoio, oferecer ajuda prática.

Participar de cursos para gestantes é uma ótima opção para estar bem informado e orientado. O curso de gestantes oferecido pela Neobaby, empresa especializada em amamentação e aulas para gestantes e famílias, é ministrado por equipe multiprofissional capacitada na área. A forma de abordagem das aulas é teórica-prática e os atendimentos de consultoria em aleitamento materno podem ser feitos no conforto do domicílio. Portanto, seja na gestação ou logo após o nascimento do bebê, procure orientação e acompanhamento adequados.