Hidroterapia para gestantes
A notícia da gravidez é sempre uma alegria para a mamãe. Medos e incertezas surgem, mas a gestante tem como aliada para se manter saudável, preparada para o parto e com disposição para cuidar de seu bebê a Hidroterapia para Gestantes. A especialidade, disponível na Fisio Aquática, consiste em exercícios aquáticos baseados em trabalho de fortalecimento, exercícios aeróbicos, alongamentos e relaxamento, realizados por fisioterapeutas especializados. O diferencial em relação à hidroginástica é a assistência específica às gestantes, por meio de monitoramento dos sinais vitais e em orientações posturais e exercícios específicos para a prevenção e/ou tratamento das alterações gestacionais.

A equipe da Fisio Aquática recomenda a Hidroterapia no pré e pós-parto, pelas vantagens que oferece tanto à mamãe quanto ao bebê. A fisioterapeuta Dra. Rosana Alves explica que a Hidroterapia proporciona efeitos fisiológicos que surgem imediatamente após a imersão. “A técnica facilita o trabalho de parto, tornando-o mais efetivo e menos doloroso, melhora a qualidade do sono e diminui a ansiedade, o estresse e o risco de depressão pré e pós-parto; promove maior nutrição e oxigenação da placenta, ajuda no desenvolvimento fetal, aumenta a respiração e estimula o movimento corporal, mantém a temperatura corporal e diminui os riscos de parto prematuro.”

Pós-parto

No pós-parto, diversas modificações ocorrem no corpo da mamãe. Com isso, após a liberação médica para a realização de exercícios físicos, o fisioterapeuta Dr. Luiz Siqueira recomenda, inicialmente, atividades físicas de baixo impacto, como o Pilates, respeitando os limites individuais de cada mamãe, para, assim, poderem se dedicar aos cuidados dos bebês com maior agilidade e segurança.