É normal na gravidez?
Nem todas as mudanças que aparecem junto com a gravidez significam que algo não vai bem. Pode ser apenas um mal-estar típico dessa fase. Para ajudar as futuras mamães a distinguirem quais sintomas são normais e quais merecem atenção, o Manual da Mamãe entrevistou o ginecologista e obstetra responsável técnico pela Maternidade Amparo, Dr. Francisco Lobo. Confira:

Publicidade

É normal na gravidez...... sentir falta de ar?

Sim. Com o aparecimento da gravidez, modificações intensas acontecem com a futura mamãe, entre elas o aumento do volume de sangue, que traz como consequência um maior trabalho cardíaco, com aumento da frequência das batidas do coração e maior volume de sangue ejetado em cada contração. O resultado disso é um aumento da área ocupada pelo coração dentro do tórax, levando, consequentemente, a uma maior dificuldade de expansão dos pulmões e a uma sensação de falta de ar. Com o crescimento do bebê e, claro, do útero, o fígado fica parcialmente projetado para a cavidade torácica, aumentando mais ainda o desconforto respiratório, principalmente na proximidade do parto.

... sentir dor nas costas?

É normal porque, com a gestação, os ossos do quadril passam a apresentar movimentos que só existem no período da gestação e muitas estruturas nervosas são estiradas ou comprimidas pelo útero, que está expandindo para a parede abdominal. O volume do útero - que aumenta o seu peso em até cem vezes - leva a uma contração da musculatura lombar, que causa as dores na região lombar, tudo agravado pelo centro de gravidade da paciente que desvia para frente.

...sentir dor de cabeça?

Sentir dores de cabeça no início da gravidez é queixa frequente porque o volume de sangue aumenta no primeiro trimestre da gestação, pelo efeito da progesterona e também pelo crescimento significativo da glândula hipófise, que juntos levam a uma leve hipertensão intracraniana na gestação. Normalmente, as dores de cabeça perturbam até a 16ª semana de gestação. Em caso de persistirem, os sintomas devem ser investigados para melhor elucidação diagnóstica.

... ter sangramento?

Todo sangramento que acontece no início da gestação, principalmente até a 12ª semana, deve ser rotulado como ameaça de abortamento, daí a importância de realizar exames de ultrassom, para ver como o bebê está. Embora seja preocupação constante da futura mamãe, muitas vezes o sangramento pode ser consequência do desenvolvimento normal da placenta e, portanto, normal.

... sentir cólica?

Cólicas na gravidez podem ser normais dependendo do tempo da gestação. Antes de 24 semanas, sempre deve ser motivo de preocupação. Após a segunda metade da gestação, a gestante pode apresentar contrações esporádicas, que fazem parte da preparação e amadurecimento do útero para o parto e, no fim da gestação, a presença de três contrações a cada 10 minutos, com duração de 40 segundos cada uma, pode ser o início do trabalho de parto.

... sentir prisão de ventre?

É normal porque a progesterona atua na musculatura lisa do aparelho digestivo, promovendo o relaxamento da musculatura intestinal, diminuindo, assim, o peristaltismo (movimento das alças intestinais). Essa é a causa da prisão de ventre que perturba tanto as gestantes e o tratamento pode ser a ingestão de fibras e a mudança dos hábitos intestinais.

... sentir enjoo?

Os enjoos são queixas constantes na gestação e as teorias para explicação são, principalmente, o aumento de uma proteína que se chama beta HCG (a do teste de gravidez) no sangue que, em algumas mulheres, pode determinar alergia. Pode ser consequência de um reflexo condicionado, determinado por diálogo entre a mãe e amigas, e, por fim, por um problema alérgico. Normalmente desaparece após a 14ª semana de gravidez.

... vazar líquido dos seios antes de o bebê nascer?

É normal, principalmente após 12 semanas de gestação. A causa é a produção do hormônio prolactina, que é produzido pela hipófise desde o início da gestação e sofre aumento constante durante toda a gravidez e após o nascimento, graças a esse hormônio, as mulheres conseguem amamentar.

... a barriga ficar dura e torta?

Não é normal a barriga permanecer dura por muito tempo, pois pode estar ocultando uma contração, principalmente se não estiver na hora do parto. Ficar torta pode ser simplesmente por causa dos movimentos do bebê. Em caso de dúvidas, melhor procurar o obstetra.

... ter diarreia no final da gestação?

O normal é apresentar prisão de ventre ou intestino preso. Em caso de diarreia, a gestante deve procurar o médico porque terá mais facilidade para sofrer desidratação e apresentar imunidade baixa, o que pode agravar o seu estado.

Esse conteúdo foi feito em parceria com

Amparo Maternidade


Conheça mais dele