Gestante ativa com fisioterapia e nutrição
A gestação é o período mais especial na vida de uma mulher. É uma nova etapa, que proporciona grandes alterações no organismo da futura mamãe e exige alguns cuidados. “É muito importante ter o acompanhamento dos profissionais fisioterapeuta e nutricionista, que têm como objetivo prevenir e minimizar possíveis intercorrências clínicas relacionadas à saúde da mãe e do bebê, proporcionando melhores resultados gestacionais”, afirmam a fisioterapeuta Dra. Natacha Vaske e as nutricionistas Dras. Juliane Barros e Liliane Barros.

Fisioterapia

O corpo possui mobilidades fisiológicas em articulações, vísceras e músculos, inclusive durante as transformações físicas do período gestacional. São elas que favorecem o crescimento do bebê, porém o excesso de mobilidade ou sua restrição pode causar problemas circulatórios, desconfortos posturais e dores, como a lombalgia, ciatalgia, pubalgia e em regiões sacra-ilíaca, músculos e ligamentos.

A fisioterapeuta Dra. Natacha Vaske identifica possíveis limitações e disfunções no estado cinético-funcional da gestante. Auxilia na manutenção do equilíbrio do corpo e suas estruturas, e oferece medidas de alívio para dores, exercícios terapêuticos, orientações posturais e de respiração durante o período gestacional, trabalho de parto e na reabilitação pós-parto.

Nutrição

Na gravidez as necessidades de energia e de nutrientes estão aumentadas, sendo imprescindível uma alimentação saudável, que garanta um adequado ganho de peso à gestante, crescimento e desenvolvimento do feto, da placenta e de outros tecidos maternos, uma reserva energética e nutricional para o período da lactação, além de prevenir possível deficiência nutricional, aumento da pressão arterial, diabetes gestacional e desconforto gastrointestinal.

As nutricionistas Dra. Juliane Barros e Dra. Liliane Barros, baseadas em dados clínicos, exames laboratoriais, medidas corporais e hábitos alimentares, elaboram um plano alimentar personalizado, de acordo com as necessidades energéticas e nutricionais de cada gestante, com o objetivo de promover boas condições para o parto, pós-parto, lactação e para o peso do recém-nascido.

Gestante Ativa

Trabalhando com o conceito de multiprofissionalismo, a equipe do Gestante Ativa oferece o serviço integrado de fisioterapia e nutrição, em todas as etapas da gestação, com o objetivo de promover a saúde da gestante e do seu bebê.