Benefícios da drenagem linfática na gestação
Dor nas costas, cansaço, retenção de líquido, inchaço... Esses são alguns desconfortos que surgem durante a gestação. Para atenuá-los é recomendada a drenagem linfática, técnica de massagem feita por meio de movimentos rítmicos, lentos e precisos, direcionando o excesso de líquido para os gânglios linfáticos, que são eliminados pela urina.  “A barriga vai crescendo e os gânglios vão sendo comprimidos, gerando grande retenção de líquido. E para evitar o inchaço, fazemos a drenagem linfática. É importante ressaltar que essa massagem pode ser feita a partir da 13° semana de gestação, com liberação médica”, explica a esteticista Simone Santiago, proprietária do Centro de Estética Simone Santiago (CESS).

Publicidade

À medida que o bebê vai crescendo na barriga da mamãe, as dores na lombar, na coluna e no nervo ciático aumentam. A gestante passa a se sentir cansada e estressada, devido a esses fatores. E a drenagem linfática é eficaz para combater esse cansaço, diminuir as dores nas costas, lombares e ciáticas, desinchar pés e mãos e eliminar a retenção de líquido. “Essa técnica de massagem é um momento dedicado ao relaxamento da gestante. Aqui no Centro de Estética, a mãezinha é recebida com muito carinho  e atenção. Proporcionamos um ambiente silencioso, com muita paz e tranquilidade. Além disso, trabalhamos com um atendimento personalizado, ou seja, caso a gestante tenha alguma dor localizada, a massagem será melhor trabalhada na região”, ressalta.

A drenagem linfática, normalmente, é iniciada a partir da 13ª semana de gestação, e realizada de uma a três vezes por semana. “O número de sessões depende muito da necessidade da paciente. Tem gestante que vem uma vez na semana,  outras, duas, e a partir do quinto mês, a tendência é inchar mais, logo pode ser que as sessões aumentem”, informa. E continua: “acompanhar esse momento tão especial para essas mães, que muitas vezes estão com o estado emocional abalado devido ao bombardeio de hormônios acumulados, é gratificante. Tem bebê que ao sentir nossas mãos já começa a se mexer dentro da barriga. Ele também já nos conhece e aprova o nosso toque”, descreve a esteticista.

Para a massagem nas gestantes o cuidado também precisa ser redobrado com os cremes utilizados. Os produtos usados pelo Centro Estético são totalmente naturais e livres de toxinas, desenvolvidos especialmente para não fazer mal ao bebê, aumentar a elasticidade da pele, intensificar a reestruturação e regeneração do colágeno, prevenindo estrias e celulites, sendo eficientes também na nutrição e regeneração celular. “Sem dúvida, a drenagem linfática é fundamental para viver um período de gestação tranquilo e saudável”, finaliza.