Como prevenir varizes na gestação?
Não é possível controlar uma história familiar de varizes nem as mudanças em sua circulação ou hormônios durante a gravidez. Mas você pode tomar medidas para ajudar a prevenir ou diminuir os efeitos das varizes durante a gravidez. Anote as dicas do cirurgião vascular e endovascular Dr. Rodrigo Macedo:

Publicidade

Eleve as pernas

Deitar-se e elevar suas pernas acima do nível do coração ajuda no retorno sanguíneo e na dinâmica da sua circulação. Quando existir uma chance de descansar com os pés para cima, faça isso por pelo menos cinco minutos. Ao dormir, coloque um travesseiro ou um cobertor em baixo do seu colchão ou eleve os pés de sua cama (aproximadamente 10 centímetros), assim você vai facilitar o seu retorno venoso durante toda a noite. Nunca coloque um travesseiro entre suas pernas e o colchão. Isso piora a circulação da panturrilha e força a articulação do joelho, causando mais dores nas pernas.

Mude de posição

Se você tende a ficar por longos períodos em pé, faça pausas regulares para se sentar. Se você fica a maior parte do seu tempo sentada, faça pausas regulares para caminhar.

Monitore seu peso

Ganhar uma grande quantidade de peso em um curto período de tempo é extremamente prejudicial para suas veias.

Use meias elásticas

As meias de compressão ajudam muito neste período de aumento de peso e fragilidade das veias. Elas melhoram a circulação do sangue no interior das veias e ajudam a evitar o inchaço nas pernas.

Mantenha a calma

As varizes que se desenvolvem durante a gravidez muitas vezes desaparecem dentro de alguns meses a um ano após o parto - quando tiver recuperado das alterações vasculares e hormonais da gravidez. Enquanto isso, não hesite em discutir as suas preocupações ou desconfortos com o seu médico especialista em cirurgia vascular.