Como prevenir e tratar varizes na gravidez
A gravidez promove uma série de mudanças no corpo feminino. As alterações hormonais tendem a modificar não apenas a aparência, mas também os sentimentos das futuras mamães. Essenciais para o desenvolvimento do bebê, esses mesmos hormônios deixam o corpo mais curvilíneo, a pele e o cabelo mais brilhantes, o humor varia bastante e também algumas alterações de saúde podem surgir, como as varizes.

Publicidade

O cirurgião vascular Dr. Caio Focássio explica que a herança genética também influencia no surgimento das varizes que, uma vez instaladas, são pra sempre. Apesar de o problema não ter cura, não é preciso desespero. Além disso, acredite, elas podem ser prevenidas e tratadas. A seguir, o especialista compartilhou com o Manual da Mamãe alguns dos questionamentos mais comuns que costumam chegar ao consultório dele.

 

O que são varizes?

São veias tortuosas e dilatadas com perda funcional, nos membros inferiores, e que dificultam o retorno venoso para o coração. Elas ficam, além de tortuosas, muitas vezes saltadas, aparentes e podem doer e levar a um inchaço nos membros, entre outras complicações.

Qual é a ação dos hormônios nas varizes?

Os hormônios femininos diminuem a força das paredes das veias. Com isso, elas se tornam mais propensas à dilatação e ao surgimento das varizes. O uso de anticoncepcionais e os hormônios da gestação – que são bastante altos – favorecem o enfraquecimento das veias e o aparecimento do problema.

Meias elásticas são eficazes?

As meias de compressão são aliadas no tratamento e na prevenção das veias varicosas. Todavia, se compradas sem a orientação médica adequada, corre-se o risco de adquirir uma meia com a compressão errada para o seu problema ou que proporciona um efeito inferior ao desejado.

 

Posso elevar os pés da cama para prevenir varizes?

Pode. Todavia, se a gestante sofrer de refluxo, algo bastante comum durante a gestação, a prática deve ser reavaliada. Ao elevar os pés da cama, o retorno venoso ao coração é facilitado, mas para as gestantes com problemas estomacais, a prática pode piorar o sintoma. Vale a pena conversar com o médico para ver como proceder.

 

Exercício físico previne varizes?

Sim. A prática de atividades físicas é muito benéfica para a mulher, independentemente de ela estar grávida ou não. Ao se exercitar, ela ajuda a fortalecer os músculos da panturrilha, que são responsáveis por bombear o sangue de volta ao coração, além de cuidarem do peso. Uma das causas que leva a uma piora do quadro das varizes é o sobrepeso.

 

Se eu estiver grávida no verão, o calor pode piorar as minhas varizes?

Temperaturas elevadas corroboram com a vasodilatação, não influencia na fisiopatologia (início e desenvolvimento da doença), mas pode piorar a sensação de peso e o aspecto. A combinação dos fatores genéticos aliada aos hormônios já aumentam as chances do surgimento das varizes, sendo assim, no verão, os sintomas podem piorar.

 

É verdade que ficar muito tempo em pé ou sentada ajuda a dar varizes?

Outro fato verdadeiro. Aqui, o grande problema é que as pernas ficam muito tempo paradas e as panturrilhas não se contraem para ajudar o sangue a retornar ao coração – o que acontece quando caminhamos, por exemplo. Na posição sentada, as pernas ainda ficam penduradas.

Com isso, a gravidade ajuda a dificultar o retorno sanguíneo. Para evitar o problema, o ideal é se mexer sempre que possível. Caminhar por dez minutos a cada duas horas, por exemplo, não se sentar sobre as pernas, o que ajuda a comprimir as veias, e evitar ficar muito tempo em pé.

 

Quais são os melhores exercícios para fazer durante a gestação?

A atividade aeróbica ainda é a mais indicada para gestantes, pois, além de muitas vezes gratuita, ativa a circulação e ajuda a queimar calorias. Aquelas mulheres que não podem fazer atividades com impacto ou longas caminhadas, devem, então, apostar na bicicleta, por exemplo. Só não vale ficar parada durante os nove meses. Procure alguma atividade que lhe dê prazer e, em caso de dúvidas, busque orientação médica.

Posso fazer aplicação nos vasinhos que eu tenho?

Se estiver grávida, não. Os melhores métodos para a prevenção continuam sendo a atividade física e compressão elástica. Qualquer procedimento médico deve ser avaliado individualmente para evitar riscos desnecessários. O tratamento definitivo deve ser realizado após o nascimento do bebê.

 

Estou com as pernas inchadas. Pode ser um sinal de varizes?

Durante a gestação, é comum que a gestante apresente edema em todo o corpo, ainda mais por conta do aumento plasmático. Apesar de o edema dos membros inferiores ser considerado um dos sintomas das varizes, ele pode não representar, neste momento, algum indício da doença. Na dúvida, o ginecologista ou mesmo o especialista vascular devem ser consultados.

 

As varizes vão sumir depois da gravidez?

Não, elas vão melhorar, mas não vão desaparecer. Com o fim da gestação e a normalização dos níveis hormonais, haverá uma melhora significativa dos sintomas, mas o problema não vai deixar de estar lá. É importante que exista um acompanhamento médico para prevenir danos maiores.