Como amamentar de forma correta e saudável

Um momento de carinho e de cuidado com a saúde. Até os seis meses, o leite materno deve ser a única fonte de alimentação da criança. Porém, apesar de um ato natural na teoria, a prática ainda gera muitas dúvidas. A equipe da NeoBaby, empresa especializada em amamentação e cursos para gestantes, separou dicas sobre os questionamentos mais comuns no assunto. Confira:

Pega correta

Para uma boa pega, a boca do bebê deve ser levada em direção ao mamilo, e não o contrário. A mãe deverá posicionar o polegar acima da aréola e o indicador abaixo, formando um “C”. O bebê deve estar com a boca bem aberta, para que possa abocanhar quase toda a aréola e não apenas o bico do seio. Assim, o bebê fica com os lábios virados para fora.

Arroto pós-mamada

Após a mamada, a mãe deve segurar o bebê no colo e deixar o corpo dele o mais ereto possível, com a cabecinha apoiada no ombro, por cerca de dez minutos. O tapinha bem leve nas costas é válido para que o processo de eructação dos gases seja realizado com mais rapidez.

Produção de leite

Uma das maneiras da mãe saber que está produzindo leite suficiente é observar se o bebê está aumentando de peso de forma adequada. Para melhorar a produção de leite materno é importante que a mãe beba bastante líquido, faça uma alimentação equilibrada e também, se possível, aumente a frequência e a duração das mamadas, pois isso faz com que o reflexo do hormônio prolactina seja estimulado, aumentando a produção do leite materno.

Trabalho e a amamentação

Nos últimos 15 dias que antecedem o final da licença maternidade, você pode começar a retirar seu leite e estocá-lo no freezer ou congelador, em pequenas quantidades, para dar ao bebê quando voltar ao trabalho. Alimentar o bebê com o seu próprio leite, utilizando um copinho, é mais fácil. Ensine a pessoa que vai cuidar dele a fazer isso. Recomenda-se que ela pratique durante alguns dias antes do final da sua licença. Assim você retornará ao trabalho segura de que seu bebê estará bem alimentado.

Coleta e armazenamento

Lave bem o frasco e a tampa com água e sabão e ferva-os por 15 minutos, contando o tempo a partir do início de fervura. O recipiente deve ser de vidro e a tampa de plástico. Escorra o vidro e a tampa sobre um pano limpo até secar. Depois de seco, feche bem o frasco. Identifique-o com data e horário da coleta. Para realizá-la, lave bem as mãos até o cotovelo com água e sabão e inicie-a com massagem manual, desprezando os primeiros jatos do leite. O leite materno pode ser mantido refrigerado, na geladeira, por no máximo 12 horas. Para um período superior, o recomendado é congelá-lo. Você pode armazenar o leite no congelador por até 15 dias, desde que a temperatura esteja abaixo de -10oC.