Supere os obstáculos da amamentação

Amamentar é uma experiência rica e inesquecível, mas para que as mães tenham sucesso nesta tarefa, quanto mais conhecimento elas tiverem, mais fácil será afastar os obstáculos que rondam o amamentar, e que muitas vezes levam a atos supostamente inofensivos, mas que podem mudar o rumo dessa história.

Publicidade

É na sala de parto que ocorre o primeiro momento de proximidade dos pais com o bebê e sabe-se que o contato estabelecido neste instante irá ajudar muito no vínculo necessário para o êxito da amamentação, afirma o pediatra Dr. Marcelo Lobo. “Dessa forma, a presença de um pediatra que incentive este processo poderá proporcionar um atendimento humanizado e um contato harmônico neste período tão importante da vida do bebê.”

Assim, uma consulta de pré-natal com o pediatra irá estabelecer e fortalecer o vínculo entre os pais e o profissional antes mesmo do nascimento da criança. Dessa forma, você poderá ter ao seu lado, no momento do parto, um profissional com quem já teve a oportunidade de obter informações importantes a respeito da amamentação e que irá conhecer seus anseios, preocupações e necessidades em relação à criança.

O Dr. Lobo explica que já é amplamente aceito que o leite materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida é o padrão ouro da alimentação dos bebês, visto que é o modo mais apropriado e seguro de alimentá-los nesta idade, pois proporciona uma combinação única de nutrientes para o crescimento e o desenvolvimento adequado do seu filho, além de oferecer proteção imunológica por transferir células de defesa para o recém-nascido.

Segundo ele, a imensa maioria das mães produz leite em quantidades adequadas para seus filhos, desde que o medo de não conseguir amamentar não atrapalhe. “O amparo e a assistência adequada, desde o pré-natal, passando pelo momento do nascimento e nos primeiros dias de vida serão fundamentais para o sucesso da amamentação”, afirma.