6 dicas para evitar o inchaço na gravidez
Durante a gestação ocorre o aumento da secreção de alguns hormônios que são responsáveis pela retenção hídrica, aumentando o volume sanguíneo em até 50%, e ainda, o organismo amplia em até 8 litros a capacidade de reter água. A pressão venosa nos membros inferiores aumenta cerca de três vezes, devido à compressão que o útero exerce na veia cava inferior e nas veias pélvicas agravando-se na posição ortostática parada, ocorrendo aprisionamento nas pernas e coxas, justificando um edema gravitacional ainda mais acentuado nos membros inferiores.

Este edema pode ser minimizado através de dicas simples como:

• Evite ficar por muito tempo em uma posição só ( sentada ou em pé ). Exercícios circulares com os pés, e puxa-los para cima e para baixo ajudam a estimular o retorno venoso.

• Pratique alguma atividade física

• Sempre que puder descanse as pernas. Deixando-as elevadas .

• Procure deitar de lado ( de preferência o lado esquerdo), pois alivia a pressão da veia cava, favorecendo uma melhora da circulação sanguínea.

• Converse com o seu médico sobre uso de meia compressiva.

• Faça drenagem linfática manual, pois é um dos recursos fisioterapêuticos mais indicado para a gestante. Ela ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo, a melhora da oxigenação das células e a diminuição dos inchaços típicos da gravidez, que aparecem principalmente no primeiro e no último trimestre.

Para realizar a Drenagem Linfática Manual é importante o profissional ter conhecimento necessário para oferecer os reais benefícios à gestante e não colocá-la em risco. Durante os atendimentos o profissional preocupa-se em mensurar a pressão arterial da gestante, faz o seu controle de peso semanalmente e no final do programa a gestante recebe um prontuário fisioterapêutico contendo todas as essas informações. Podendo assim, encaminha-lo ao seu médico obstetra responsável.

Informe ao seu médico sobre algum desconforto. E procure sempre um profissional especializado.