10 dicas de alimentação saudável para a gestante
Quando a mulher decide que está na hora de engravidar, muitas questões passam pela sua cabeça, e a alimentação é uma delas. Para ajudá-las a se alimentar de forma saudável durante a gestação, a nutricionista do Empório da Papinha, Dra. Gislaine Donelli dos Santos, selecionou dez dicas.

Publicidade

 Confira

1) Escolha alimentos orgânicos! Eles são sustentáveis e mais saborosos, já que são cultivados sem agrotóxicos, aditivos químicos ou modificações moleculares em sementes. O Empório da Papinha, além das papinhas orgânicas, também tem opções de refeições orgânicas congeladas para toda a família, que são mais práticas e seguras;

2) Faça refeições frequentes. É fundamental fazer todas as refeições do dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar;

3) Seu prato deve ser colorido! Em cada refeição é fundamental escolher os alimentos que forneçam nutrientes, como proteínas, vitaminas e sais minerais. Os carboidratos e as gorduras também são importantes, mas devem ser consumidos moderadamente;

4) Evite qualquer excesso, principalmente o alimentar;

5) Para amenizar as náuseas e vômitos, é recomendado fazer pequenas refeições, com frequência; dar preferência a alimentos com baixo teor de gordura; consumir alimentos em preparações abrandadas, na forma de purê, por exemplo, ou, ainda, comer um ou dois biscoitos do tipo “cream cracker” antes de se levantar, pela manhã;

6) Se você não consome legumes regularmente, ao escolher um suco de fruta, por exemplo, acrescente uma cenoura, pepino ou beterraba;

7) Dê preferência a alimentos integrais;

8) Utilize azeite e não óleo ou molhos industrializados para temperar as saladas. O consumo dos adoçantes artificiais (sacarina, aspartame e outros) deve ser com base na prescrição de um profissional e não de forma indiscriminada durante a gestação;

9) No primeiro trimestre da gravidez, é importante a ingestão de ácido fólico, essencial na formação do sistema neurológico da criança. Esse nutriente está presente em alimentos como ovo, feijão, cereais, leguminosas e carne vermelha;

10) A constipação intestinal é previsível na gestação e, como prevenção, é importante a ingestão de muita água, verduras (folhas cruas ou cozidas) e frutas, diariamente. Além disso, a caminhada ajuda muito. O uso de laxantes não é recomendado.