Benefícios da acupuntura para gestantes

Mal-estares típicos da gestação, como enjoos, dor na coluna, cefaleia, retenção de líquidos e inchaço nas pernas podem ser amenizados com sessões de acupuntura. Por meio da aplicação de agulhas em pontos específicos da superfície da pele, o tratamento estimula uma resposta do sistema nervoso central, com liberação de substâncias de ação analgésica, anti-inflamatória, antiemética, relaxante e sedativa. E de uma forma indireta, o procedimento ainda traz benefícios importantes para o feto, pois quanto mais tranquila e sem turbulência for a gravidez, mais se estreitam os laços afetivos entre mãe e filho e mais acolhido e amado o feto se sente.

Se você já pensou na agulha como uma ameaça, tranquilize-se. De acordo com o acupunturista Dr. Sérgio Luís Costa, a aplicação é rápida e praticamente indolor. Ele ressalta ainda que não existem contraindicações para o tratamento desde que a sessão de acupuntura seja executada por profissional médico habilitado, respeitando o uso correto dos pontos, ambiente adequado e todas as normas da vigilância sanitária.

Pós-parto

Segundo o Dr. Sérgio, no pós-parto a acupuntura pode ajudar a superar intercorrências na amamentação, como o “empedramento” de leite. A acupuntura auxilia nessa questão, proporcionando uma melhora rápida, evitando, assim, um desmame precoce. Outro benefício nesse período é reequilibrar as funções do organismo e a produção hormonal. A mamãe fica mais tranquila e isso ajuda a aumentar a produção de leite materno, a evitar depressão pós-parto e a estimular a autoestima, dando-lhe mais disposição para o retorno às atividades diárias.

 

Benefícios da acupuntura durante todo o período da gestação:

Primeiro trimestre: age sobre a fadiga, sonolência, náuseas com ou sem vômitos, azia, indigestão, instabilidade emocional, choro fácil, dor de cabeça etc.

Segundo trimestre: age sobre a falta de ar, congestão nasal, inchaço dos pés e tornozelos, insônia, dores nas costas e ansiedade.

Terceiro trimestre: age sobre os sintomas de ansiedade, falta de ar, dificuldade de dormir e aumento das dores e peso nas costas.