As terapias corporais mais indicadas para a gestante
Durante a gravidez a mulher sofre alterações biopsicossociais que podem interferir no seu bem-estar e no do bebê. Para assegurar uma gestação, parto e puerpério tranquilos, há vários profissionais especializados que podem ajudar.

A fisioterapia, por exemplo, pode ser uma superaliada nessas fases, desde que seja autorizada pelo obstetra, sendo, inclusive, indicada para gestações de risco. As fisioterapeutas Dra. Andrea Bortolazzo e Dra. Danieli Malschik descrevem a seguir algumas dessas atividades e seus respectivos benefícios:

Drenagem Linfática:

Previne o aumento da retenção de líquido típico da gravidez, além de ser extremamente relaxante para a gestante. Pode ser iniciada a partir do 3o mês de gestação, com liberação médica.

 

Cinesioterapia:

Conhecida como “terapia do movimento”, a prática faz exercícios que previnem as dores musculoesqueléticas decorrentes do excesso de peso e da alteração postural provocada pela gestação.

 

Treinamento funcional do assoalho pélvico (períneo):

Com atividades programadas e associado a um treino respiratório irá auxiliar no trabalho de parto, mantendo, assim, toda a estrutura pélvica saudável durante a gestação, e proporcionando uma melhor recuperação da musculatura perineal no pós-parto.

Fisioterapia e gestação de alto risco:

Ao contrário do que pensam as gestantes de alto risco, como as que apresentam hipertensão e diabetes mellitus gestacional, elas também podem encontrar na fisioterapia uma fonte de saúde e bem-estar, por meio da realização de atividades físicas regulares.

As Dras. Andrea e Danieli alertam que a hipertensão arterial em mulheres grávidas, por exemplo, é um dos principais problemas da obstetrícia contemporânea e tem como um dos fatores de risco a falta de atividade física constante e monitorada.

Um profissional habilitado e capacitado deve prescrever exercícios físicos de forma segura, de acordo com cada fase e peculiaridade da gestação. “O bem-estar da mulher durante a gestação é fundamental para a hora do parto. A fisioterapia desde o início da gravidez é benéfica à saúde materna e fetal. Marque uma avaliação e saiba qual é o programa fisioterapêutico mais apropriado para a sua gravidez. Aproveite cada momento desta fase tão especial”, aconselham.