A importância de receber atendimento humanizado na gestação
Um parto humanizado vai além de práticas aplicadas no momento do nascimento do bebê, ele se constrói ao longo da gestação e influencia diretamente em como este parto ocorrerá. A Bem Cuidar Gestante é especialista no cuidado ao longo da gestação e destaca alguns tratamentos que podem ser feitos para garantir o bem-estar físico da grávida.

Publicidade

A idealizadora da Bem Cuidar Gestante, Dra. Cynthia Kruta, explica que agregada à avaliação inicial com 12 semanas, quando se fala sobre a nova rotina, vestuário e postura, há orientações de prática de atividade física, tal como o pilates, o qual tem exercícios específicos para cada trimestre gestacional. Também alerta sobre a importância da fisioterapia pélvica, responsável pela saúde do complexo lombo pélvico que ao longo da gestação se sobrecarrega devido ao peso do conteúdo intrauterino - independente da via de parto escolhida, esta região precisa de uma atenção especial. Para mulheres que optam pelo parto normal, a partir das 32 semanas, a fisioterapia pélvica auxilia no treino de corpo e mente para o grande momento, no qual aprenderá exercícios respiratórios, posturas favoráveis para cada fase do trabalho de parto, além da simulação do expulsivo com auxílio do aparelho EPI-NO em posições verticalizadas, entre elas a banqueta de parto.

Por fim, a acupuntura, um método da medicina tradicional chinesa que vem se destacando no suporte à gestante, coroa esse pacote de cuidados. É indicada no tratamento de enjoos, ansiedade, depressão, dores na coluna, inchaços, estímulos para girar bebês pélvicos e desencadeamento de trabalho de parto, além de ajudar com distúrbios na amamentação e no pós-parto. “Quando a mulher se empodera de tratamentos e informações de qualidade durante a sua gestação, o trabalho de parto e o parto em si se desmistificam. Costumamos dizer que devolvemos a essa mulher sua capacidade de parir que a sociedade roubou ao longo dos anos”, ressalta.

Programa Bem-vindo Bebê

Na Bem Cuidar, o suporte ao bem-estar físico da gestante, por meio do oferecimento das atividades acima, é seguido pelo Programa Bem-Vindo Bebê, que é um acompanhamento das enfermeiras durante a gestação e o pós-parto. Ele começa com consultorias regulares personalizadas com o casal grávido, abordando diversos assuntos referentes à gestação e ao parto e tem sua continuação no pós-parto com visitas domiciliares para colocar em prática tudo que foi aprendido na teoria, como os primeiros cuidados do recém-nascido e o manejo da amamentação.