Participe da vida escolar do seu filho
Com o estilo de vida atual, os pais trabalham cada vez mais e o tempo que passam com os filhos só diminui. É uma ausência que precisa ser repensada, pois o núcleo familiar exerce enorme influência tanto na integração escolar quanto no desenvolvimento dos filhos, podendo ser favorável ou desfavorável à capacidade geral da criança de aprender. É no seio familiar que ela inicia o processo de padrões de socialização que vão refletir na sua vida escolar.

Publicidade

Os objetivos acadêmicos serão alcançados se família e escola cumprirem “à risca” suas funções. Quando falta ao aluno um ambiente familiar responsável ele sofrerá sérios prejuízos à sua formação global. Nesse sentido é necessário que família e escola se percebam, verdadeiramente, como corresponsáveis pela formação e desenvolvimento do aluno, pois podem uma reforçar ou contrariar a influência da outra. O trabalho em conjunto, com troca de ideias e responsabilidade, é o ingrediente para o sucesso.

Portanto, participe ativamente da vida escolar do seu filho...

1. Pergunte diariamente ao seu filho como foi o dia de aula, demonstrando interesse e preocupação com a vida escolar dele;

2. Verifique regularmente o material escolar;

3. Acompanhe a realização das tarefas de casa;

4. Acompanhe as notas;

5. Compareça à reunião de pais;

6. Respeite as normas escolares, ensinando, assim, ao seu filho a importância da disciplina.

 

... E desperte a curiosidade intelectual nas crianças

1. Tenha livros em casa;

2. Reserve um lugar tranquilo para os estudos;

3. Zele pelo cumprimento da lição de casa;

4. Oriente, mas jamais dê a resposta;

5. Reserve o tempo livre.