Educação musical para bebês
Já reparou que um bebê se movimenta ou desperta algum tipo de ação assim que ouve uma música ou som específico? A música tem o poder de potencializar o desenvolvimento dos pequenos e tornar a comunicação deles cada vez mais clara, o que é fundamental para o início da aprendizagem básica. Essas manifestações são importantes e acontecem antes deles aprenderem a falar, por meio de movimentos ou sons. A música é um elemento cultural integrador, fundamental na vida do ser humano e, quanto mais rápido for introduzida ao cotidiano, melhor.

As professoras Angela Maria Rios e Geanette Conte Agnani, do Conservatório Musical Ernesto Nazareth, explicam que a educação musical motiva os bebês e permite que eles exprimam seus sentimentos, garantindo sua capacidade de falar, exteriorizar suas emoções e melhorar sua coordenação motora. “Além disso, estímulos sonoros podem proporcionar momentos proveitosos, como as primeiras trocas de afetos e momentos expressivos entre o bebê e seus pais”, acrescentam.

As aulas de música para bebês envolvem atividades e instrumentos musicais que permitem que as crianças observem o ambiente e a linguagem que os cercam, aguçando a curiosidade e estimulando respostas. Dessa forma, o processo de entendimento e expressão se torna cada vez mais fácil, assim como a integração social. “A música também pode ser uma forma de acalmar as crianças e atenuar os momentos de tensão. Estudos recentes comprovam que ouvir música desacelera os batimentos cardíacos e aprofunda a respiração, trazendo a sensação de relaxamento”, analisam as professoras.

A escola

Com seu importante papel social e afetivo na vida dos pequenos, a educação musical tem sido cada vez mais estimulada pelos pais, devido aos resultados positivos e, sem dúvida, divertidos. O Conservatório Musical Ernesto Nazareth desenvolve a musicalidade desde os primeiros meses de vida da criança e proporciona todo este universo de descobertas por meio de profissionais capacitados. “Com turmas no período da manhã e tarde estamos alcançando resultados gratificantes e muito importantes. Convidamos os apaixonados por música a experimentarem uma aula aberta e respirar este ar benéfico que esta arte nos traz.”