Leitura vem de berço
Você deve se perguntar quais são os benefícios de ler para o seu bebê se ele não entende o que está sendo lido. Mas você esperaria que seu filho pudesse entender o que diz antes de começar a falar com ele? Ou deixaria de cantar pra ele até que pudesse cantar sozinho ou de brincar até que ele pudesse fazer isso só? Quando o bebê nasce, o seu cérebro pode fazer muita coisa, mas ainda não está totalmente desenvolvido. Quanto mais os sentidos são estimulados, mais rápido será o desenvolvimento do cérebro.

Portanto, ler em voz alta para o seu bebê é uma atividade que você pode compartilhar com ele desde já e por mais muito tempo. A leitura ensina a comunicação básica, introduz números, letras, cores e formas, ajuda a construir vocabulário, a estimular a memória e a ouvir. Quando o seu filho fizer um ano, ele já vai ter aprendido todos os sons necessários para o aprendizado da sua língua materna. Quanto mais histórias você ler pra ele, quanto mais palavras ele ouvir, melhor vai ser o seu vocabulário e fala.

A leitura também estimula o bebê a olhar, apontar, tocar e responder perguntas que a mãe faz, imitar sons, reconhecer imagens, virar páginas e mais tarde, repetir palavras – tudo parte do desenvolvimento social e psicológico dele. Mas talvez a razão mais importante da leitura para o bebê seja a conexão emocional entre o seu colo, a sua voz, seu carinho e os livros.

Dicas de leituras para bebês

• Adquira livros resistentes, de vinil ou tecido, que os bebês possam tocar. Livros com espelhos e diferentes texturas também são recomendáveis;

• Os livros devem ter textos simples e imagens nítidas. Não se preocupe em seguir o texto exatamente, eles aprendem pela repetição. É interessante parar e fazer perguntas. Ele pode não ser capaz de responder ainda, mas estabelece as bases para fazê-lo no futuro.

• Capriche na interpretação enquanto lê para o bebê.