Colégio La Salle Águas Claras
Contribuir para a formação da criança e incentivar que ela faça suas próprias descobertas! Esse é o objetivo do Colégio La Salle Águas Claras, que prima pela Educação Infantil, uma vez que a estimulação  integral desenvolve melhor as capacidades motoras, afetivas e sociais da criança. Nele, as crianças são motivadas a construir conceitos, seguindo uma proposta sociointeracionista, que defende que o indivíduo está em constante aprendizagem. Neste cenário, são trabalhados vários projetos que promovem princípios, como fé, fraternidade, serviço, inclusão social e ética. Vale ressaltar o uso de projetos, como Valores no Cotidiano Escolar, Atividade Ecológica e Ciranda da Leitura, em conjunto com os componentes curriculares.

Para a alfabetização, utiliza-se o método Fonovisuoarticulatório, com estratégias visuais (grafema/letra) e fônicas (fonema/som), e as articulatórias (articulema/boquinha). Esse processo se inicia no Infantil 3 e 4, sendo que, nesses anos, o foco é desenvolver habilidades básicas e necessárias para que o processo de alfabetização aconteça de forma natural, a partir dos cinco anos. Ao final, espera-se que a maioria leia e escreva de acordo com seu grau de cognição e maturidade.

O projeto Valores do Cotidiano oportuniza possibilidades concretas de ação, no que se refere à criação de condições para vivenciar valores. Assim sendo, cada turma elabora uma atividade para vivenciar o projeto: cuidar de um bichinho, de um boneco com necessidades especiais, doações de cestas básicas, entre outros.

Dispondo de um espaço carinhosamente chamado de “Fazendinha”, os estudantes têm acesso à natureza e, desde cedo, aprendem sobre preservação ambiental no projeto Atividade Ecológica. Eles têm a oportunidade de observar os bichos, alimentar os peixes, colher os vegetais plantados por eles, além de produzirem receitas saudáveis com esses ingredientes na cozinha experimental.

Para propagar e intensificar a leitura e o desenvolvimento das linguagens oral, escrita e da criatividade, foi criado o projeto Ciranda da Leitura. Consiste na montagem de uma biblioteca de classe, na qual os estudantes têm acesso a uma variedade de materiais e títulos, além de incluir oficinas de literatura, encontro com autores e palestras, propiciando a interação do estudante com o livro. Ao fim do ano letivo, é lançado o livro, Imagens e Palavras: Fantasia e Criação, no qual todas as crianças têm uma história publicada, o que demonstra o êxito alcançado pela iniciativa.

Para Aparecida de Cásia Pilon Seron, mãe de estudantes da instituição, as vivências são importantes para o aprendizado e é um diferencial que o Colégio proporciona. “São sete anos de muita satisfação ao ver a constante alegria e orgulho de meus filhos por estudarem no La Salle. Vejo, ainda, o extremo carinho dos professores e de toda a equipe no momento de acolher as crianças e suas famílias. Percebo que a escola sempre investe na proposta educativa, com atividades criativas, inovadoras e lúdicas”, declara.