Aprendendo outros idiomas na infância
Atualmente, várias línguas ganham mais espaço no cenário internacional e o inglês se tornou praticamente obrigatório para quem deseja estar atualizado diante de um mundo globalizado. O francês é outro idioma importante, que possui uma alta representatividade artística, cultural e acadêmica. Os dois são uns dos seis idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU). Diante desse cenário surge, então, a preocupação em relação ao futuro das crianças. “A proposta da Tiny é inserir os pequenos nesse contexto: aprender uma segunda (ou terceira) língua brincando”, explica Lina Borges Rakov, especialista em Estudos Internacionais pela Universidade de Montreal, Canadá.Na Tiny, a criança aprende inglês e/ou francês de uma forma lúdica, divertida, de maneira a despertar seu interesse em aprender outros idiomas, além do português. Com a participação dos pais, esse processo torna-se ainda melhor, pois isso proporciona momentos familiares prazerosos e uma oportunidade para os pais aprenderem e praticarem inglês e francês com seus filhos. Quanto mais cedo os pequenos iniciam os estudos, melhor será a compreensão do idioma, pronúncia e comunicação. “As crianças são extremamente capazes de aprender mais de um idioma, principalmente se forem sensibilizadas desde seus primeiros anos de vida”, informa Lina.Para os pequenos, em desenvolvimento constante, a melhor forma de aprender seria inserindo esse novo idioma no que eles mais gostam de fazer: brincar. “A ludicidade é inerente ao desenvolvimento infantil e, por isso, é importante proporcionar atividades em que a criança divirta-se ao entrar em contato com as novidades e aprenda espontaneamente. Evitam-se, assim, aversões ou traumas que, muitas vezes, a criança adquire ao estar em um ambiente ao qual não se adapta, ou ainda, quando tenta aprender algo para qual não está disposta ou preparada”, ressalta.Desta forma, segundo Lina, havendo a possibilidade da criança brincar e simultaneamente entrar em contato com uma segunda língua, ela vai automaticamente se sensibilizar a esse novo idioma. “Os fonemas irão se tornar familiares, as palavras serão introduzidas e, ao longo do tempo, será possível compreender o segundo idioma, respeitando-se o tempo e a maturação da criança para esse processo”, enfatiza. Se essa rotina for mantida, em poucos anos a criança será fluente e poderá se comunicar em mais de um idioma.