A hora certa de entrar na escola
“Mas ele é tão pequenininho! Vai se adaptar ao ambiente escolar?” Saber qual é a hora certa para seu bebê entrar na escola é, sem dúvida, uma das decisões mais importantes que os pais tomam em relação à educação dos filhos. Não existe uma idade certa. O fato de as mães precisarem voltar ao trabalho, a procura de espaço para brincar e o convívio com crianças da mesma idade são os primeiros indicadores. O importante é que a escola esteja preparada e tenha suporte para receber a criança, independentemente da idade.

A distância, o trânsito e a segurança precisam ser considerados e, portanto, as escolas mais perto da sua casa devem ser as primeiras a ser visitadas. Considere acima de tudo aquilo que vocês, como pais, buscam, esperam e acreditam ser o melhor para a criança. O Manual da Mamãe selecionou algumas dicas para fazer a escolha da melhor forma possível:

• Procure visitar a escola no horário de funcionamento e, assim, você poderá conhecer melhor o cotidiano, ver as crianças em atividade, os pais e a turma que trabalhará com seu filho e, uma vez feita a escolha, assumam realmente uma parceria com a escola, confiem no trabalho da mesma.

• Observe a limpeza, a segurança e o espaço, mas, principalmente, a conduta dos profissionais e a carinha das crianças.

• Procure conhecer o método de trabalho da escola, sua filosofia, sua história. É essencial que a escola e a família tenham os mesmos valores, sigam uma mesma linha para que a criança não sinta esse conflito e se perca nessa confusão.

• Converse com seus amigos, troque ideias sobre suas escolhas, suas sensações, mas é muito importante compreender que nem sempre o que é bom para alguém será bom para você também.

• Nem sempre a escola mais cara traz vantagens significativas. Às vezes, a que cobra mensalidades mais em conta e segue uma proposta pedagógica interessante é melhor do que a cara e com prédio sofisticado. Vale observar se o preço pago corresponde, por exemplo, a espaços bem-equipados (não necessariamente com luxo) e professores bem-formados.

• Tenha em mente que aquele será o ambiente em que seu filho estará todos os dias e ali fará os primeiros amiguinhos e terá sua vida como indivíduo e tantas primeiras conquistas acontecerão nessa escola.