Por que fazer um check-up digital no dentista?
Ainda é frequente na odontologia o hábito da procura por atendimento quando o problema está instalado, tornando o tratamento mais doloroso e caro, mas, aos poucos, a prevenção periódica vem ganhando importância e a preferência no consultório odontológico. Melhor ainda quando vem acompanhada das facilidades da tecnologia, como o Check-up Digital Preventivo (CDP), um exame realizado através de uma câmera intraoral de lente macro com alta definição de imagem, que apresenta mais alta qualidade e precisão no diagnóstico para execução do tratamento odontológico necessário para um sorriso belo e saudável.

Este exame ainda pouco presente nos consultórios brasileiros - menos de 10% - representa o marco que diferencia a odontologia moderna da tradicional. O ortodontista Dr. Fernando Tai, socioproprietário da Clínica Care Center Brasil, é especialista neste atendimento e foi eleito este ano como portador da melhor consulta odontológica de São Paulo pelos jornalistas da JBO. Segundo ele, o Check-up Digital Preventivo vem ajudar na adesão do paciente aos tratamentos preventivos, possibilitando a restauração da cárie ainda em fase inicial, remoção de tártaro, realização de procedimentos de endodontia, preparação e planejamento de tratamentos de estética bucal, entre outros.

Um dos criadores do protocolo vigente de realização do exame, que efetiva o diagnóstico por imagem, diferenciando-o de um simples “antes e depois”, o Dr. Tai conta que em seu consultório fotografa cada face do dente, gerando de 160 a 180 imagens em pacientes com dentição completa, com diagnóstico pra cada dente, além de incluir os tecidos moles, com mais 40 fotos adicionais. “Isso gera uma segurança incrível para o paciente, pois ele vê na tela, comprovadamente, a situação geral de sua saúde bucal”, observa. A precisão e precocidade do diagnóstico estimula o hábito da prevenção periódica. O retorno ao dentista para um novo Check-up Digital Preventivo varia entre seis meses a um ano e meio, dependendo do perfil de cada paciente.

Para mãe e filho 

Está planejando engravidar? Realize um Check-up Digital Preventivo antes e outro durante a gestação, pois nesse período, devido às mudanças hormonais, a saúde bucal da mulher fica mais sensível e propensa a algumas doenças, como gengivite, por exemplo. Por isso, torna-se fundamental o acompanhamento e manutenção de seu sorriso. Segundo o Dr. Fernando, o CDP também é o melhor exame para o atendimento de crianças, pois a imagem estimula a curiosidade dela, facilitando o tratamento, excluindo-se os frequentes “traumas” de dentista nessa fase da vida.