O que posso fazer para cuidar da beleza do meu rosto?
Antes, durante e depois da gravidez é comum que as mulheres se preocupem com a beleza do seu rosto, visando mantê-lo com aspecto jovial. São muitas as possibilidades de tratamentos que a medicina oferece quando o quesito é rejuvenescimento facial. A otorrinolaringologista e cirurgiã da face Dra. Súrya Guérios Vasselai, que atua em Cirurgia Plástica Facial como subárea da Otorrinolaringologia, destaca alguns:

Toxina botulínica: mais conhecida como Botox®, quando utilizado para fins estéticos, o produto minimiza as rugas dinâmicas da face, contribuindo para o rejuvenescimento facial.

Preenchimentos faciais: os preenchimentos mais realizados hoje em dia para rejuvenescimento facial são os com ácido hialurônico (o mais seguro entre os preenchedores). Eles podem ser utilizados para: volumizar as maçãs do rosto; melhorar o contorno e volumizar os lábios; suavizar olheiras e o famoso bigode chinês; melhorar o contorno facial; e hidratação de face e mãos.

Sculptra® (Ácido Poli-L-Lático): é um potente estimulador de colágeno, produto injetável, que tem poder de rejuvenescer, reduzir e combater a flacidez da face, do pescoço e do colo.

Na gravidez

Segundo a Dra. Súrya, existem alguns relatos sobre o uso desses produtos durante a gravidez e amamentação nos quais não foram apontados problemas para os bebês. Porém, por não haver estudos científicos que comprovem a segurança desses produtos, durante esses períodos, eles não são recomendados.

“Apesar das restrições, existem diversas formas de cuidar da beleza durante os nove meses sem comprometer a saúde do bebê – tome muito líquido, hidrate seu corpo, utilize protetor solar, realize drenagens linfáticas a fim de evitar inchaços, exercite-se com cautela e alimente-se de forma saudável. Esses cuidados são fundamentais para sua saúde e do seu bebê e para a beleza da sua pele.”

Sobre os procedimentos comentados, a boa notícia é que muitas mulheres que costumam realizá-los antes da gravidez (sim, antes você pode realizar todos eles) acabam achando-os “desnecessários” durante a gestação, porque nesse período ocorre um acúmulo de água natural no corpo, o que, por vezes, minimiza as rugas e torna a pele mais bonita e iluminada.

“E após o período de amamentação, você já pode voltar a realizar todos os procedimentos inclusive as plásticas faciais - plásticas no nariz, nas pálpebras, nas orelhas, lipoaspiração de pescoço”, afirma a Dra. Súrya. Ela lembra ainda que esses tratamentos faciais são indicados para a família toda: homens, mulheres, jovens ou idosos.