O que a gravidez faz com sua pele?
Em contraponto à pele mais brilhante, típica das grávidas, manchas, alergias, irritações, ressecamento, oleosidade, acne e estrias são o pesadelo das futuras mamães quando o assunto é beleza na gravidez. Mas a boa notícia é que existe prevenção e tratamento. Confira o que pode ser feito com as dicas da fisioterapeuta dermatofuncional Nôrelly Rufino:

Publicidade

Estrias: ocorrem pelo aumento da tensão nos tecidos da pele, que são estendidos muito rapidamente nos 9 meses da gestação. Como as estrias não desaparecem após o parto, para evitá-las a gestante deve manter o peso adequado durante toda a gravidez, usar cremes hidratantes com vitaminas A e D.  Após o parto podem ser feitos tratamentos estéticos para melhorar as estrias.

Acne, oleosidade e ressecamento: durante a gestação, a pele pode ficar mais oleosa e propensa ao surgimento de acne. Alguns dermatologistas indicam ácidos azeláico e glicólico para melhorar. É importante lavar o rosto duas vezes ao dia, preferencialmente pela manhã e à noite, com sabonete de pH neutro. Os sabonetes comuns podem irritar a pele e devem ser evitados. No caso de peles secas, eles podem aumentar o ressecamento, por isso é necessário fazer hidratações. Se existirem cicatrizes de acne, após a amamentação podem ser feitos laser de CO2 fracionado, realizado apenas por médicos, ou microagulhamento.

Manchas: as manchas na pele podem ocorrer em 75% a 90% das gestantes. São provocadas pelo aumento dos hormônios femininos. De cor marrom escura, surgem nas bochechas, nariz e bigode. Geralmente, aparecem no primeiro trimestre da gravidez e se acentuam no final. Não são permanentes, mas podem demorar até dois anos para sumir, dependendo da profundidade do melasma. Para prevenir, não se exponha diretamente ao sol, use óculos escuros, chapéu e aplique sempre o protetor, no mínimo fator 30, a cada 2 horas. Durante a gravidez podem ser feitos o peeling de cristal e diamante. Passado o período de amamentação, podem ser feitos peelings químicos, cremes clareadores e microagulhamento.

Limpeza de pele, grávida pode?

Gestantes podem fazer limpeza de pele, uma vez que é um processo mecânico e não químico. Deve ser feito com profissional capacitado e que utilize produtos hipoalérgicos para evitar possíveis alergias na hora do procedimento. As grávidas devem optar por tratamentos que não utilizem ácidos, mas que mesmo assim sejam capazes de amenizar o problema da acne, desobstruir os poros e diminuir a produção de gordura na pele ou até mesmo ressecamento.