É essencial fazer o controle de peso na gravidez
O quanto você vai engordar na gravidez é fator determinante tanto para a saúde, pois o ganho de peso em excesso é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças como a hipertensão, diabetes gestacional e até um parto prematuro, quanto para o aspecto estético, já que praticamente toda gestante tem medo de engordar demais e não ter o seu corpo de volta.

Publicidade
“Diante dessas evidências, manter-se ativa e com uma alimentação saudável é muito importante”, aconselha a personal gestante Gizele Monteiro, autora do e-book Gravidez em Forma. A profissional esclarece, a seguir, algumas dúvidas nesse aspecto e dá dicas para controlar o peso na gravidez.

Confira:

Quais os benefícios de um ganho de peso adequado?

Destaco mais disposição e saúde na gravidez; volta mais rápida ao peso e corpo no pós-parto; melhor autoestima e humor, diminuindo a ansiedade e risco de depressão; volta mais fácil da “barriga”; e prevenção de obesidade, diabetes e hipertensão.

Quanto a gestante pode engordar na gravidez?

O valor médio recomendado para o ganho de peso saudável na gravidez é em torno de 12 quilos para mulheres que apresentam peso anterior à gravidez adequado. Se você já possui excesso de peso antes da gravidez, pode ser aconselhada a ganhar um pouco menos do que os 12 quilos. Se estiver abaixo do peso adequado antes de engravidar, você pode ser aconselhada a ganhar um pouco mais. O médico ou um profissional da nutrição pode ser procurado para certificar-se das mudanças dietéticas específicas para você.

Como a gestante deve cuidar da alimentação?

A alimentação deve ser saudável e controlada. Nada de comer por dois! Isso não é necessário. Selecione os alimentos, verificando se entre eles encontram-se os nutrientes importantes para manter sua gravidez saudável. Evite alimentos calóricos, gordurosos, refrigerantes ou com excesso de açúcar, pois, com certeza, farão seu peso disparar na balança.Sabemos que além de uma boa alimentação o exercício é um forte aliado para a saúde e controle de peso na gravidez. Mas diante de tantas opções que o mercado oferece, qual atividade a mamãe pode fazer?

Um bom programa de atividades físicas deve ter: exercícios posturais, de fortalecimento, funcionais, de alongamento e, claro, os aeróbicos, que serão essenciais para “auxiliar no controle do ganho de peso”. Portanto, escolher apenas uma atividade não é a melhor opção, o ideal, então, é compor várias, com objetivos diferentes. Por exemplo: caminhada com ginástica localizada, caminhada com musculação adaptada, pilates com aeróbico em bicicleta ou elíptico e assim por diante, sempre compondo a parte muscular com exercícios posturais e alongamentos. Mas, atenção, qualquer exercício físico deve ter seu volume e intensidade adequados para promover efeitos positivos à mulher. O exercício sempre deve ser com a percepção de cansaço entre leve e moderado.

Atividades físicas orientadas

Caminhadas: atividade bem indicada para gestantes que não realizavam exercícios antes da gravidez. Auxilia no controle do ganho de peso;

Corrida: atividade com grande impacto. Não é indicada para mulheres que não corriam antes de engravidar e as que já praticavam precisam ter a liberação médica e diminuir bastante o volume e a intensidade. O programa deve ser ajustado ao longo da gestação.

Musculação adaptada: atividade excelente para o fortalecimento muscular. Sempre verificar a liberação médica e buscar profissional especializado para o ajuste da carga condizente com a gravidez e pós-parto.

Treinamento funcional adaptado: é preciso ter cuidado na seleção dos exercícios. Muitos usam a instabilidade podendo causar riscos para suas articulações e coluna. Se bem realizada, será importante para o controle postural.

Dicas importantes:

• Nunca inicie uma atividade física sem a liberação de seu obstetra;

• Busque sempre uma orientação qualificada e especializada;

• Mesmo as mulheres que não realizavam exercícios antes de engravidar, podem começar a praticar durante a gravidez;

• Ter uma alimentação balanceada é fundamental para sua saúde e do seu bebê, promovendo bem-estar e qualidade de vida da mamãe;

• Hidrate-se sempre durante todo o dia e durante os exercícios;

• Exercícios de alongamento podem ser feitos várias vezes ao dia, pois auxiliam no relaxamento da musculatura, prevenindo dores nas costas.