Cuidando dos cabelos no consultório dermatológico
Encontrar alguns fios de cabelo no ralo do banheiro é normal, já que uma pessoa perde aproximadamente 100 fios por dia. Entretanto, quando nota-se uma quantidade excessiva de fios caídos, é preciso investigar o motivo com a ajuda de um dermatologista.

Estresse, falta de vitaminas e minerais, uso de medicamentos, doenças na glândula tireoide e fatores genéticos são causadores da alopecia androgenética, conhecida como calvície. E para tratá-la entra em cena duas novidades tecnológicas, Fraxel - Erbium Glass Laser e o Fotofinder Trichoscale. Saiba mais sobre esses tratamentos com o dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dr. Alessandro Alarcão:

Fraxel  - Erbium Glass Laser

Atualmente, o procedimento mais moderno para estimular o crescimento dos fios é o Fraxel - Erbium Glass Laser 1550nm, laser que evita a queda e estimula o crescimento de cabelo. O laser provoca uma alteração no ciclo capilar, fazendo células que estavam na fase inativa, passarem para fase de crescimento ativo (anágena) com aumento substancial capilar.

Para estimular o crescimento do cabelo são necessárias seis sessões em intervalos de 15 dias, cada. A manutenção pode ser feita uma vez por mês ou a critério do médico. “É possível notar melhora no crescimento dos fios a partir das primeiras aplicações. Os resultados não são milagrosos, não é 100% eficiente em pessoas totalmente carecas, mas ajuda a combater a calvície”, explica o Dr. Alessandro.

O Fraxel é indicado para cálvice masculina e para mulheres que apresentam poucos fios e queda causada por tratamentos químicos de cabelos ou caspa. Além disso, pode ser utilizado associado  a medicamentos orais e de uso tópico, e algumas medicações utilizadas durante as sessões de laser. “Em estudos apresentados na Coreia do Sul, USA e Europa, o tratamendo com o aparelho mostrou bons resultados”.

Fotofinder Trichoscale

O Fotofinder Trichoscale faz com que seja possível documentar e quantificar a perda de cabelo difusa digitalmente com precisão inimaginável. “Todos os parâmetros fundamentais do crescimento e perda de cabelo são calculados automaticamente, de forma rápida, sem dor, sem depilação e com uma precisão inimaginável. Ao contrário de outros programas de análise de cabelo, o Fotofinder Trichoscale oferece recursos adicionais e funções de medição otimizadas”, esclarece.

Além disso, o Fotofinder Trichoscale determina unidades foliculares, importantes para avaliar o sucesso em transplantes de cabelo. “E por falar nisso, para os transplantes capilares está chegando o Robô ARTAS, que através da técnica de FUE, realizará transplantes capilares com preservação máxima de área doadora com um mínimo de cicatriz, além da consagrada técnica de implantação das unidades foliculares com alta densidade capilar e linha anterior extremamente natural”.