Cirurgias plásticas combinadas: é seguro?
Em busca de comodidade e de ficarem o mais próximo possível da perfeição estética, muitas mulheres têm recorrido às cirurgias plásticas combinadas, em que se associam dois ou mais procedimentos em uma única internação. Isso é ainda mais comum em mães que não desejam ter mais filhos e apresentam queixas frequentes em relação ao corpo, como mamas caídas e abdômen flácido. O cirurgião plástico Dr. Robson Netto explica que as cirurgias combinadas podem ser realizadas com segurança, desde que seguidas as orientações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da avaliação das cirurgias que se deseja combinar. Por isso, é importante escolher um profissional que lhe passe confiança e respeite os limites da cirurgia e do próprio corpo. Está em dúvida se o procedimento vale a pena para você? Avalie a entrevista com o Dr. Robson e conheça mais detalhes:

Qual o perfil da mulher que se candidata às cirurgias plásticas combinadas?

A que esta bem de saúde e deseja poucas mudanças. Além disso, depende das cirurgias que gostaria de combinar. Por exemplo, uma paciente dentro do peso poderia realizar uma abdominoplastia e uma mastopexia (elevar os seios), outra paciente, porém, se estiver fora do peso, pode ser que não esteja indicada essa combinação.

É possível aproveitar a cirurgia de cesariana para me submeter a um procedimento de cirurgia plástica? Por quê?

Temos que lembrar que, durante a gravidez, o corpo da mulher passa por diversas alterações, como aumento das mamas, distensão do abdômen, aumento hídrico que predispõe a causar edemas. Por esses e outros motivos é importante aguardar até que a nova mãe esteja próximo de como estava antes da gestação. Em alguns poucos casos, pode-se optar por operar com alguma outra especialidade, mas dê preferência por cirurgias combinadas com o mesmo objetivo, isso diminui os riscos de complicações.

Quais são os critérios utilizados para essas associações?

Estado nutricional e de saúde, tempo de duração das cirurgias e o desejo da paciente.

Os resultados são mais satisfatórios? Quais as vantagens das cirurgias plásticas combinadas?

Tudo depende do objetivo e da queixa. Por exemplo, é comum a mulher se incomodar com o abdômen depois de ter realizado a cirurgia dos seios, ou o contrário. Mas é importante que ela esteja realmente incomodada com os aspectos físicos que deseja mudar, e não simplesmente queira “aproveitar” que já está se submetendo a uma cirurgia. Essas medidas tornam o resultado mais satisfatório.

Normalmente, quanto tempo dura um procedimento de cirurgia plástica combinada?

Depende dos procedimentos solicitados. Hoje há uma recomendação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para que o procedimento dure por volta de quatro horas. Mas é importante explicar que o tempo cirúrgico é diferente do tempo em que a paciente entra e sai do centro cirúrgico, pois antes do começo real da cirurgia, existem diversos procedimentos e preparos que demoram, bem como a sua recuperação anestésica ainda no centro cirúrgico.

O tempo prolongado de cirurgia é um risco a mais para a mulher? Por quê?

Sim, pois ela está exposta a fatores, como hipotermia, alteração da coagulação e dosagem de medicamento. É claro que se realizado em uma boa clínica, a equipe cirúrgica e anestésica tenta minimizar esses fatores.

Duas anestesias mais curtas garantem mais segurança ao paciente? Como funciona esse processo?

Não necessariamente, pois cada anestesia é uma nova anestesia. Em um procedimento combinado, é apenas um prolongamento da anestesia. Mas existem casos em que a saúde da paciente demande um tempo cirúrgico e anestésico menor, e por isso as duas cirurgias separadas pode ser a melhor opção.

A equipe que opera é a mesma de uma cirurgia plástica única? Qual a composição?

A equipe cirúrgica é muito variável de cada profissional. Existe quem realize a cirurgia com ou sem outros auxiliares cirurgiões plásticos. Por ter uma equipe com mais de um cirurgião plástico, a cirurgia pode ter um acréscimo no valor, mas também tem um acréscimo de segurança e conforto, por a mulher saber que está sendo cuidada por mais de um profissional da mesma área.

O tempo de recuperação é maior? Quais os cuidados pós-operatórios?

Normalmente, a associação de procedimentos requer um tempo maior de pós-operatório. Além da parte de cuidados de exercício e atividades, devemos lembrar que o corpo precisa de um tempo para passar as fases de recuperação e cicatrização. Como a cirurgia combinada exige mais do corpo, é importante se manter sempre bem hidratada e com uma alimentação balanceada, para dar ao corpo as vitaminas e nutrientes que ele precisa.

Associações mais frequentes

• Lipoaspiração e Abdominoplastia;

• Lipoaspiração, Abdominoplastia e Mamoplastia (com ou sem implante mamário);

• Abdominoplastia e Mamoplastia (com ou sem implante mamário);

• Ritidoplastia (Lifting Facial) e Blefaroplastia (pálpebras).

• Lipoaspiração e Abdominoplastia;

• Lipoaspiração, Abdominoplastia e Mamoplastia (com ou sem implante mamário);

• Abdominoplastia e Mamoplastia (com ou sem implante mamário);

• Ritidoplastia (Lifting Facial) e Blefaroplastia (pálpebras).