Vida sexual após os filhos: como manter a chama acesa?

Após o nascimento dos filhos, uma coisa é certa: nada mais será como antes. Inclusive a vida sexual do casal, afinal a responsabilidade com uma criança acaba tomando muito mais tempo - de ambos. Portanto, para seguirem juntos e felizes nesta fase de tantas mudanças manter a chama acesa é muito importante. Confira, a seguir algumas dicas da sexóloga Ana Canosa e da educadora parental Lua Barros dadas no podcast Sexoterapia do Uol:

1. Não deixe que o amor pelo seu filho exclua o seu parceiro. Tente preservar seu espaço de intimidade, a conversa (com temas outros que não apenas filhos) e a cumplicidade.

2. Busque outras fontes de prazer além da maternidade. O desenvolvimento dessa autonomia favorece sua autoestima e sua relação com o mundo exterior .

3. Priorize o seu desejo sexual. Não é preciso esperar o momento perfeito. Mesmo que simples e rápido, o sexo é importante para aguçar o desejo, trazer prazer físico e manter a intimidade do casal.

4. Converse com seu parceiro. Diga do que gosta, do que sente falta. O diálogo é fundamental para atravessar as constantes reconstruções de um casamento.

5. Resgate lembranças da vida a dois. Lembrem do que gostavam de fazer juntos antes dos filhos e tentem repetir. Assim vocês não se veem apenas como o pai ou a mãe dos seus filhos.

6. Busque combinados sobre a criação dos filhos, para que as pequenas questões do dia a dia não virem um cavalo de batalha, em que se está o tempo todo buscando a razão. A agressividade e a falta de sintonia acabam com o desejo.

7. Cobre e abra caminho para que seu companheiro divida com você as responsabilidades relacionadas à casa e à criação dos filhos: a admiração é um propulsor do desejo.

 

Para mais conteúdo, siga o Manual da Mamãe no Instagram @manualdamamae 

Acesse também nossa página no Youtube: youtube.com/manualdamamae 

Você pode contar também com o curso Estou Grávida, e Agora? São videoaulas para acabar com todas as inseguranças da gestação e dos primeiros cuidados com o bebê. Saiba mais em: www.manualdamamaeip.com