Acne na gravidez, como tratar?

Já ouviu falar que na gravidez sua pele nunca ficaria tão bonita e vistosa? Pois é, essa é a regra, mas exceções existem e as espinhas podem aparecer como aconteceu com a empresária e influencer Bianca Andrade, a Boca Rosa,  grávida de 4 meses. “A gente acha que vai ficar com a pele linda, tudo lindo… e aí eu fiquei assim”, disse ao postar a foto abaixo em seu Instagram:

acne bianca grávida

Os dermatologistas explicam que é mais fácil a acne aparecer em peles oleosas e em grávidas mais jovens, já que ocorre um aumento dos hormônios gonadotrofina coriônica e progesterona, que acabam fazendo com que a pele produza mais óleo.

Apesar disso, existem, sim, casos em que a grávida nunca teve acne na vida e experiencie na gravidez. Mas, pode ficar tranquila, a acne geralmente se resume só ao começo de gravidez, tendo melhoria no quarto e quinto mês espontaneamente, sem tratamento.

Como cuidar da pele?
Não é possível evitar o surgimento da acne na gestação, pois ele ocorre por alterações hormonais normais nesse período. O que se pode fazer é amenizá-la com uso de produtos permitidos para gestantes.

Sabonetes com extratos naturais, como hamamelis, melaleuca, alfa-bisabolol, camomila, malva e erva-doce estão permitidos. O ácido salícilico, queridinho contra as espinhas também, viu? Mas, atenta: em concentração de até 1%. Peróxido de benzoíla, ácido azelaico e Vitamina C também entram na lista de aprovados.

Na lista de reprovados, estão todos os ácidos derivados da Vitamina A: Fique longe de ácido retinoico, retinóides, retinoldeído e qualquer Vitamina A ácida.

Outra orientação é limpar sempre a pele, usando tônico adstringente para as peles oleosas, esfoliante uma vez por semana e hidratantes bem levinhos, em textura gel ou sérum. Nos produtos, concentração de ácido salicílico baixa e até 5% de álcool estão permitidos.

Na dúvida sobre que produtos usar, consulte seu dermatologista e obstetra.

 

Para mais conteúdo, siga o Manual da Mamãe no Instagram @manualdamamae 

Acesse também nossa página no Youtube: youtube.com/manualdamamae 

Você pode contar também com o curso Estou Grávida, e Agora? São videoaulas para acabar com todas as inseguranças da gestação e dos primeiros cuidados com o bebê. Saiba mais em: www.manualdamamaeip.com