Que tipo de repelente a grávida pode usar?

Seja para se proteger das incômodas picadas de pernilongo ou, principalmente, para escapar do Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue e também por carregar o zika vírus, um item essencial para a gestante é o repelente. Mas quais os tipos mais seguros para as grávidas.

Publicidade

Os três principais repelentes industriais disponíveis no Brasil são os à base de DEET (N-dimetil-meta-toluamida ou N,N-dietil-3-metilbenzamida), Icaridina (Hydroxyethyl isobutyl piperidine carboxylate ou Picaridin) ou IR3535 (Ethyl butylacetylaminopropionate). Todos esses são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e apresentam segurança quando usados na gestação.

Desses, os repelentes à base de lcaridina são mais concentrados, o que proporciona uma ação prolongada e diminui a exposição excessiva ao produto.

A recomendação é aplicar o repelente por cima dos tecidos e passar na pele exposta. Também é interessante manter portas e janelas fechadas ou com telas, além de usar calça e camisa de manga comprida para potencializar a proteção.

Confira algumas opções de repelentes para gestantes:

Loção OFF Family, da SC Johnson: com DEET na composição, promete proteção por 4 horas, é dermatologicamente testado e fórmula não oleosa.

Super Repelex Loção, da Reckitt Benckiser: com DEET na formulação. Dermatologicamente testado, promete proteção por até 3 horas e tem fragrância suave.

Repelente Advanced Spray Family, SBP: com Icaridina, é à base de água, sem fragrância e hipoalergênico. Tem secagem rápida  e promete até 5h de proteção.

Repelente Spray Exposis Extrême, da Johnson: com Icaridina, que é hipoalergênica (que minimiza o surgimento de alergias), e promete proteção até 10 horas.

Loção Repelente Antimosquito, da Johnson's Baby: com IR 3535, não contém álcool etílico na formulação e promete proteção de até 4 horas.

 

Para mais conteúdo, siga o Manual da Mamãe no Instagram @manualdamamae 

Acesse também nossa página no Youtube: youtube.com/manualdamamae 

Você pode contar também com o curso Estou Grávida, e Agora? São videoaulas para acabar com todas as inseguranças da gestação e dos primeiros cuidados com o bebê. Saiba mais em: www.manualdamamaeip.com