Gestantes e puérperas entram para grupo de risco para a Covid-19
O Ministério da Saúde incluiu gestantes e puérperas no grupo de risco para o novo coronavírus — ou seja, para o grupo de pessoas que têm mais chance de que a doença evolua para quadros graves. Antes, vinham sendo consideradas grupo de risco apenas gestantes de alto risco.

Ainda não há estudos conclusivos que comprovem um perigo maior da covid-19 para grávidas e puérperas, mas a inclusão dessas mulheres no grupo de risco levou em consideração a ação de outros coronavírus e vírus gripais já conhecidos e estudados.

"As gestantes e puérperas são mais vulneráveis a infecções e, por isso, estão nos grupos de risco do vírus da gripe. Estudos científicos apontam que a fisiopatologia do vírus H1N1 pode apresentar letalidade nesses grupos associados à história clínica de comorbidades dessas mulheres. Sendo assim, para a infecção pelo covid-19, o risco é semelhante pelos mesmos motivos fisiológicos, embora ainda não tenha estudo específico conclusivo. Portanto, os cuidados com gestantes e puérperas devem ser rigorosos e contínuos, independentemente do histórico clínico das pacientes", diz nota do Ministério da Saúde.

A medida é uma prevenção baseada em conhecimento prévio sobre outras doenças em grávidas e puérperas, já que quando uma mulher fica grávida e tem filho, o sistema imunológico dela naturalmente fica deprimido, um pouco deficiente, o que traz maior vulnerabilidade.

Cuidados importantes

Portanto, os cuidados com gestantes e puérperas devem ser rigorosos e contínuos, independentemente do histórico clínico das pacientes. Siga as seguintes recomendações:

• Não interrompa as consultas e exames de pré-natal e puerpério. Siga orientações do seu obstetra.

• Considere a possibilidade de apenas a gestante/puérpera comparecer às consultas e aos exames de pré-natal para evitar aglomerações.

• Redobre o cuidado com a higienização durante a gravidez e para as puérperas, no contato com o bebê. Use álcool em gel, lave ainda mais as mãos, ainda que não apresente sintomas.

• O uso de máscara é recomendado na manipulação do bebê e durante a amamentação.

• Visitas ao recém-nascido devem ser completamente evitadas.

• A saúde da mãe deve estar em dia. Hidratação, sono e boa alimentação são essenciais para manter a imunidade.

• Siga todas as precauções, fique em casa e não entre em pânico.